sexta-feira

AVALIAÇÃO DO CURSO


AVALIAÇÃO DO CURSO PROINFO INTEGRADO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO


Chegou a hora dos professores, que participaram deste curso, refletirem sobre suas aprendizagens no Curso Aprendendo e Ensinando com as Tecnologias da Informação e da Comunicação!

Cliquem no link "Comentários" que está localizado abaixo desta postagem e façam sua AUTOAVALIAÇÃO.

Mais uma coisa: No final de sua autoavaliação, vocês poderão, também, tecer críticas construtivas em relação ao curso! Somente assim poderemos replanejá-lo e melhorá-lo para o próximo ano!

Obrigada a todos pela participação, alegria em realizar novas aprendizagens e persistência! Vocês se transformaram em verdadeiros pesquisadores dana prática ao transporem os conhecimentos construídos no decorrer do curso para as suas ações pedagógicas na escola. É assim que transformaremos a escola num local de produção de mídias.

Abraços das formadoras,
Gládis e Mônica

19 comentários:

Anônimo disse...

Gládis e Mônica,

Não poderia realizar minha autoavaliação, senão partindo do princípio, do (meu) desenvolvimento como fruto da aprendizagem. Lembro-me de um dia que enquanto caminhava para o pólo chovia, fazia frio, havia acabado de chegar cansada da escola e tinha deixado meus filhinhos em casa com meu marido. Durante o trajeto para o pólo pensei... “nossa ... tomara que valha a pena!”. Não poderia deixar de ilustrar esse episódio porque a resposta para meu pensamento é SIM. Valeu muito à pena!
Gostei muito do curso, aprendi, aperfeiçoei o que conhecia e já estou colocando em prática algumas das ferramentas que desenvolvemos nas oficinas. Posso dizer que os encontros me proporcionaram meios de contribuir um pouco mais com minhas colegas dando ideias e fazendo diferentes atividades na sala informática pedagógica.
Sei que há muito ainda para aprender nesse espaço cheio de tecnologias, até porque o volume de ferramentas é cada vez maior e temos como dever, conhecer bem o uso delas para otimizar e potencializar as formas e dinâmicas de aprendizagem. Prova disso, exemplifico recordando-me da minha especialização em tecnologias em 2006, (Tecnologias Digitais Aplicada à Educação) quando não tive a oportunidade de trabalhar com GLOBSTER, ferramenta essa fundada apenas em 2007.
Portanto, finalizo refletindo da necessidade de capacitação do professor, seja da sala informática pedagógica ou não, para integrar-se e aprender sobre as ferramentas tecnológicas a disposição da educação, sendo estas não como uso para distração, mas, como mais uma FERRAMENTA MIDIÁTICA para auxiliar o professor em sua árdua e incessante tarefa de ensinar (e aprender), como na citação abaixo de Moran (2007):

“A tecnologia nos propicia interações mais amplas, que combinam o
presencial e o virtual. Somos solicitados continuamente a voltar-nos
para fora, a distrair-nos, a copiar modelos externos, o que dificulta o
processo de interiorização, de personalização. O educador precisa
estar atento para utilizar a tecnologia como integração e não como
distração ou fuga”. (MORAN, 2007).

José Manuel Moran, O uso das tecnologias na educação

Um grande abraço,

Elaine

Lúcia Corrêa Martins disse...

"Vencendo o medo, transpondo obstáculos". É assim que me sinto após estes meses de curso. Não importa o quanto eu aprendi, se vou receber certificado ou não, mas o importante é que conheci um pouco mais sobre a Sala de Informática Pedagógica. No período vespertino em que trabalho com 4º Ano, as aulas de informática já são minhas, pois antes eu achava que o Coordenador do Laboratório é que detinha todo conhecimento e eu era uma mera espectadora, com medo de me aventurar. Não sabia nem por onde começar.
No período da manhã em que estou como Coordenadora na sala De Informática, a partir de fevereiro, procuro repassar aos professores os sites de pesquisa e estimulo para que eles se sintam a vontade, dando sua aula, só mudando da sala de aula normal, para a Sala de Informática Pedagógica. Só muda as ferramentas para trabalhar, mas a aula continua sendo do professor. Aquilo que aprendi, estou procurando repassar aos poucos para os professores, deixando-os mais a vontade.
Percebi que muitos sentiam as mesmas dificuldades que eu e hoje já estão mais participativos.
Um grande abraço
Lúcia Corrêa Martins

Valdinei Souza da Silva disse...

Olá!

Este curso foi òtimo, principalmente para aqueles que são novos na sala de informática. Teve alguns temas que eu gostaria que tivessemos mais tempo para trabalhar, como este último, onde aprendemos a produzir vídeos. Mas de forma geral, o curso contribuiu muito com a nossa formação, demonstrando que sempre temos o que aprender, e como temos.
Neste tipo de formação nós ganhamos e a escola também, poder compartilhar aquilo que você aprendeu é algo muito satisfatório.Gostaria de parabenizar as formadora Mônica e Gládis pelo empenho, dedicação e principalmente pela paciência que tiveram conosco.
Um grande abraço à todos e até o próximo curso.

Rita disse...

O curso foi maravilhoso para mim, pois aprendi diferentes ferramentas para trabalhar com os meus alunos utilizando a informática, sendo ela uma grande aliada no nosso trabalho, pois anima muito os alunos quando digo que iremos para a informatica fazer algum trabalho ou atividade, fica mais interessante.
Em relação as formadoras maravilhosas sempre prontas a nos ajudar no que for preciso e sempre com dicas preciosas para melhor o nosso trabalho.
Um abraço
Rita de Cassia Prim

adm disse...

As tecnologias estão aí para que todos possam utiliza-las da melhor forma. E este curso veio de encontro com essas necessidades para que desta forma realizamos um trabalho com melhor qualidade e sobre tudo o acompanhamento do processo evolutivo das tecnologias.

Cheila disse...

Esse foi um dos melhores, se não o melhor curso que já fiz. Gosto sempre de estar me atualizando, mas pela primeira vez participei de um curso prático, que ensina como fazer.
A grande maioria dos cursos que participei foram sempre muito bons na teoria, mas pouco se usava na prática.Já neste curso tivemos várias oficinas, que apesar do trabalho, valeram muito a pena. Todos os dias de curso, aprendemos alguma ferramenta interessante, todas testadas e aprovadas dentro do ambiente escolar.
Esse curso deve ser ainda mais difundido entre todos os professores, porque é, sem dúvida imprescindível nos dias de hoje.
Obrigada Mônica e Gládis pela paciência e dedicação! Obrigada por tudo que me ensinaram!!
Um abraço
Cheila

Marcia Francieli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia Francieli disse...

Blogger Marcia Francieli disse...

Esse foi um curso muito bom, um dos melhores que já fiz. Aprendi muita coisa nova.
É sempre bom estarmos nos atualizando e aprendendo algo novo.
Todos os dias de curso aprendemos uma nova ferramenta a ser utilizada como recurso para aprendizagem de nossos alunos.
Obrigado Mônica e Gladis pela paciência, compreensão e dedicação. Vocês são 10!

Sirlene A. de O. da Rocha disse...

O curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs me possibilitou conhecer realmente o que é uma aula informatizada, quais tecnologias usar e como utilizá-las. Sem dúvida, foi um grande aprendizado, mas ainda preciso aprender muito mais. Penso que todos os professores, principalmente os das Salas Informatizadas deveriam ter acesso a esse curso, pois seria de grande valia esse conhecimento, visto que muitos professores ainda não conhecem as diversas ferramentas tecnológicas as quais tivemos a oportunidade de conhecer, ou conhecem apenas de “nome” e não sabem como utilizá-las.
Enfim, o curso nos apresentou vários recursos tecnológicos para estarmos enriquecendo nossas aulas, excelentes ferramentas que contribuem para uma aprendizagem prazerosa, divertida e eficaz, pois nestes tempos em que a informação chega de forma rápida, cabe ao professor estar em constante formação para que sua forma de ensinar não se torne ultrapassada e sim seja tão atrativa e estimulante quanto às tecnologias.
Obrigada pela oportunidade!
Sirlene A. de O. da Rocha

Anônimo disse...

Adorei participar do curso pois além de aprender muito, o contato e a troca de experiências só nos fortalece. O novo sempre é difícil, mas quando bem recebido engrandece.
Sinto dificuldade em escrever, expressar e colocar minhas opiniões através das ferramentas virtuais, mas acredito que o passo inicial foi dado e com certeza estarei participando nas próximas oportunidades, pois o exercício, a vivência e o contato com novas aprendizagens é que nos fazem vencer os medos e ultrapassar barreiras, além do mais, como iremos estimular nossos alunos a se expressarem se nós não o conseguimos? Apesar de que nossos alunos, já vêm utilizando algumas destas ferramentas desde o berço, é nosso papel esclarecer e trabalhar para que as utilizem com ética e responsabilidade.
Vânia M. P. Uller

Anônimo disse...

Bem, participar desse curso foi muito significativo para mim, pois aprendi muito, partilhei dúvidas, contribui da maneira que pude, conforme fui me apropriando dos conhecimentos. A forma como foi aplicada, gostei muito, o material didático é muito bom, porém para todo aquele conteúdo, acredito que precisaríamos de mais tempo para realizarmos todas as tarefas. Confesso que a paralisação dos professores prejudicou um pouco o andamento do processo, mas nada que não conseguimos recuperar. Tive uma cirurgia, no decorrer do curso, fiquei preocupada, mais no final deu tudo certo e não tive maiores problemas. Só tenho a agradecer o empenho de nossas tutoras (Gládis e Mônica), pois sem elas, o curso não seria tão proveitosa. Parabéns a todos, que de uma forma ou de outra contribuíram para que este curso desse muito certo! Valeu pessoal!
Angelita M. Vieira (E. M. Ver. Curt Alvino Monich)

alzearte disse...

Certamente este foi o melhor curso de que participei desde que retornei para sala de aula, participar desse curso foi muito significativo para mim, utilizamos ferramentas que sinceramente eu desconhecia e que confesso ainda não domino, mas com o tempo estararei aperfeiçoando, partilhei dúvidas, contribui da maneira que pude, conforme fui me apropriando dos conhecimentos. A forma como foram conduzidas as aulas pelas professoras Monica e Gladis, nos fazem valorizarmos ainda mais nossa profissão. Os materiais didático e o ambiente do curso também merecem uma ótima avaliação. A unica sugestão para os próximos cursos seria aumentar a carga horária presencial para podermos explorar mais profundamente os conteúdos.
Deixo aqui o meu agradecimento a todos os colegas e professores que me possibilitaram finalizar este curso. E que venham outros...

Angela Ieda de França Moreira disse...

O curso foi sensacional o material disponível é muito mais que interessante é interativo, e interagir é o grande lance não ficar apenas no conhecer ir além produzir reproduzir novos e velhos conhecimentos mas de uma outra maneira em outras versões. Acredito que lançamos assim a publicação, não só para sermos analisados por grupo de pessoas, mas pela humanidade numa possível eternidade. Os trabalhos que publicamos na mídia vai além da escola pertence ao mundo, é para este mundo que estamos mandando informações.

Rita Paschoalotto disse...

Monica e Glades

Foi muito bom participar deste curso.Sinto que preciso de mais...
É o meu primeiro ano na Sala Informatizada e tenho muito que aprender, e o que pude aprender até aqui me ajudou e ajudará a melhorar o meu trabalho e com certeza planejar momentos de aprendizagens e novos desafios para os alunos.
Terminou com um gostinho de quero mais...
Muito obrigada pelos bons momentos de aprendizagem!

Rita Paschoalotto

Fernanda S. Koch disse...

O curso foi muito enriquecedor, pois por mais que tenhamos familiaridade com algumas ferramentas estudadas no curso, a discussão com o grupo acerca dos diferentes procedimentos metodológicos que podemos fazer com elas, nos dá a sensação de que o discurso nunca se encerra e isto é muito bom. Você sempre aprende, descobre novas possibilidades e permite comparar experiências para avaliarmos se o caminho que estamos seguindo é o mais próximo possível de uma educação de qualidade.
Agradeço pela oportunidade e empenho de vocês, Gládis e Mônica, por ter conduzido com excelência as discussões durante o curso.
Um forte abraço
Fernanda S. Koch
EM Prefeito Max Colin

Nivaldo disse...

Fazer esse curso foi muito proveitoso. Esse foi meu primeiro ano como professor da sala informatizada pedagogica e neste curso aprendi varias ferramentas que pude utilizar nas aulas e passar para outros professores. Tambem aprendi a utilizar o linux que para mim era um bicho de 7 cabeças.
Acho que todo professor de sala informatizada deveria passar por essa experiencia e que tambem os professores de sala de aula deveriam participar tambem.
Nivaldo da Veiga

Anônimo disse...

"Aprender é a única coisa que a mente não se cansa, nunca tem medo, nunca se arrepende."(Albert Schweitzer)
Acredito que o professor deve estar sempre atualizando-se, principalmente nas novas tecnologias, atualmente trabalho em sala de aula, este curso, superou minhas expectativas, e vem contribuindo muito em minhas aulas.
Aprendi ferramentas novas, incríveis, que desconhecia, e nos auxilia, para que o aprendizado de nossos alunos seja mais dinâmico e enriquecedor.
Gostaria de aproveitar e parabenizar as professoras pela iniciativa, e dedicação.
Vanessa T. de Souza

Louise disse...

Valeu muito a pena fazer o curso, aprendi ferramentas que não tinha nenhum conhecimento.
Através delas podemos deixar as aulas mais interessantes.
As tutoras foram maravilhosas sempre prontas para ajudar a resolver as dificuldades.

Adriane C. da Silva disse...

O curso foi maravilhoso, pois conciliou bem as atividades teóricas e práticas, nos levou a rever nosso trabalho e atitudes, aplicar e utilizar as tecnologias, podemos perceber que não é difícil produzir novas aulas, sendo estas mais atrativas e gerando um conhecimento rico e significativo para nossos alunos.
As escolas, secretaria de educação e as tutores do curso o meu muito obrigado por todo apoio e auxilio dado durante o curso.