16 de set de 2011

TEM NOVIDADE NO AR! JOINVILLE TEM O SEU GOOGLE EARTH!

Olá, Professores!

Agora, Joinville tem um mapeamento via satélite de toda a nossa cidade! Esse recurso é excelente para os alunos conhecerem a sua cidade mais de perto. Sua cidade, seu bairro, sua rua, sua casa. Trajetos, turismo, reservas de sambaquis, dentre outras informações.

Cliquem no link para acessar o Sistema SIMGEO: http://simgeo.joinville.sc.gov.br/simgeo/

Mas, antes, se desejarem, conheçam mais sobre as possibilidades desse Sistema:

Na tentativa de democratizar a informação, o núcleo de geoprocessamento promoveu a divulgação de todos os produtos georreferenciados gerados através da parceria com diversas secretarias e autarquias municipais através de um Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas (SIMGeo). Em ambiente web, com a utilização da plataforma ArcGIS, é possível sobrepor camadas de informações de todo o município, podendo adequar o detalhamento da informação ao nível do lote. Assim, o uso desta tecnologia permitirá a qualquer cidadão ter acesso a informações relevantes referentes a: Divisão Territorial, Planejamento, Patrimônio Histórico Cultural, Turismo, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Defesa Civil.
Para explorar as várias camadas disponíveis no site, é necessário primeiramente habilitar a camada "Joinville", assim as demais estarão também aptas a serem visualizadas, basta identificar o grupo de informações a ser explorado, expandi-lo e habilitar a camada desejada. Caso a camada tenha sido habilitada e a mesma não seja carregada na tela será necessário ampliar a visualização utilizando a ferramenta de zoom nas ferramentas de navegação, no canto esquerdo da tela até que seja possível visualizar a camada.
Exemplo:

Principais Ferramentas:
  • Identificar Feições: Permite identificar feições, clicando sobre as mesmas no mapa.
  • Desenhar e Medir: Permite delimitar áreas de interesse do usuário e realizar medições.
  • Imprimir: Permite gerar layout de mapas temáticos e imprimi-los
  • Localizar: Permite localizar informações referentes a lotes e a ruas.(Utilizar letras maiúsculas conforme exemplos no site)
Camadas de Base:
É possível alternar o plano de fundo do site utilizando a barra de opções localizada no canto direito da tela. Habilitando a camada Satélite, é possível utilizar imagens geradas pelos satélites do sistema Bing Maps da Microsoft com imagens atualizadas de todo o mundo. A camada Ortofoto possui informações apenas do ano de 2007 referentes ao aerolevantamento contratado pela Prefeitura de Joinville. A camada Topografia é um modelo de sombreamento 3D das feições do relevo também com informações de todo o mundo. A opção Mapa Político apresenta apenas o contorno do limite municipal de maneira que seja possível gerar um mapa utilizando várias camadas sobrepostas sem a utilização de um plano de fundo.

Nenhum comentário: