Programa de Informatização Pedagógica da Rede Municipal
O Programa de Informatização Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Joinville prevê a inserção das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem através dos recursos de informática, com a finalidade de consolidar os programas curriculares do Ensino Fundamental. Para atingir este objetivo, as mídias digitais deve ser organizado por um professor com experiência em sala de aula e conhecimento sobre as diversas abordagens de ensino e aprendizagem. É necessário que tenha visão geral do processo pedagógico e perceba as dificuldades e o potencial dos alunos e demais professores, para poder instigá-los e orientá-los. Enfim, deve ser capaz de fazer a ponte entre o potencial das ferramentas midiáticas como computadores, máquinas digitais, televisão, tabletes, lousas digitais dentre outros, em relação aos conteúdos curriculares (conceituais, procedimentais e atitudinais) a serem desenvolvidos.
Como professor, deve também desenvolver ação conjunta de compartilhamento com o professor regente durante as aulas com o uso das mídias orientando pedagogicamente os alunos. Neste caso, o professor terá a função de assessoramento pedagógico e, por isso, terá que essencialmente ter formação pedagógica e conhecimento didático no exercício da função.
Segundo PENTEADO (2000): “Professores devem ser parceiros na concepção e condução das atividades com TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e não meros espectadores e executores de tarefas.”
A presença do professor integrador de mídias, que está constantemente sugerindo, incentivando e mobilizando o professor regente é extremamente necessária. Pois, conforme PENTEADO (2000): “Não se trata, portanto, de fazer do professor um especialista em Informática, mas de criar condições para que se aproprie, dentro do processo de construção de sua competência, da utilização gradativa dos referidos recursos tecnológicos. Somente tal apropriação da utilização da tecnologia pelos educadores poderá gerar novas possibilidades de sua utilização educacional.”
Desta forma, a presença de um professor integrador de mídias contribuirá para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem de todos os alunos.
O conhecimento é um processo em construção permanente, o professor integrador de mífias deve ser um elemento fundamental na escola, atuando como agente organizador e mobilizador deste processo. A escola deverá, em seu Projeto Político Pedagógico, incluir estrategicamente as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) numa dimensão transversal a toda a construção do conhecimento necessário às exigências da atual sociedade da informação e da comunicação. Assim, esse professor deverá atuar como agente integrador das TIC e multimeios no processo de ensino e aprendizagem.
O professor integrador de mídias, atuante principalmente na sala de informática pedagógica, será exercida por professores efetivos da Rede Municipal de Ensino, com habilitação mínima em licenciatura, formação básica em informática e que possuam, no mínimo, cinco anos de exercício docente na rede, apresentando o seguinte perfil:
O Professor Integrador de Mídias
I - liderança para trabalhar em equipe e habilidade para coordenar as atividades pedagógicas que utilizam dispositivos digitais no ambiente escolar;
II - competência profissional no uso dos diferentes recursos tecnológicos;
III - capacidade de adaptabilidade aos novos cenários educacionais, reconhecendo e favorecendo as práticas pedagógicas inovadoras.
Compete ao Professor Integrador de Mídias
I – elaborar junto à equipe gestora escolar o regulamento de funcionamento da Sala de Informática Pedagógica e da utilização dos dispositivos digitais móveis;
II – auxiliar os professores na elaboração de um plano de atividades que atenda às necessidades dos alunos quanto ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC);
III - acompanhar as atividades pedagógicas desenvolvidas com dispositivos digitais;
IV – atuar como agente integrador das TDIC no processo de ensino e aprendizagem;
V – oferecer formação continuada aos profissionais da unidade escolar quanto ao uso pedagógico dos dispositivos digitais em parceria com a supervisão da unidade escolar, utilizando as reuniões pedagógicas e horas atividades;
VI – otimizar a utilização dos dispositivos digitais por meio de formação de alunos monitores;
VII – agir em conformidade com os conteúdos disciplinares e estar atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas;
VIII - conhecer as técnicas de ensino e aprendizagem a distância, integrando-se a Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA);
IX - pesquisar as potencialidades das TDIC no apoio aos alunos com deficiência;
X – orientar alunos e professores quanto à credibilidade das informações pesquisadas e direitos autorais;
XI – organizar a agenda de uso da Sala de Informática Pedagógica;
XII – divulgar o trabalho pedagógico desenvolvido na unidade escolar nos meios digitais;
XIII – atuar com a equipe gestora em palestras dirigidas à comunidade escolar sobre a utilização pedagógica dos dispositivos digitais, uso consciente da Internet e cuidados com os equipamentos;
XIV – disponibilizar sugestões de sites e aplicativos para pesquisas, estudos e formação do corpo docente;
XV – articular o desenvolvimento de projetos interdisciplinares com o uso das TDCI;
XVI – favorecer as atividades colaborativas entre estabelecimentos escolares locais, nacionais e internacionais para promover a interculturalidade;
XVII – instalar softwares autorizados pela Prefeitura Municipal de Joinville/Secretaria de Educação ou softwares livres;
XVIII – zelar pela conservação da Sala de Informática Pedagógica e demais dispositivos digitais disponibilizados na instituição escolar, observando o estado de funcionamento (hardware e software) e comunicando à assistência técnica ou à direção da escola eventuais problemas;
XIX – elaborar com a Direção, um cronograma que reserve o mínimo de 20% das aulas semanais para participar dos encontros de formação continuada, efetuar pesquisa, manutenção, atualização de softwares, instalação de programas e publicação de projetos, atividades e notícias no blog ou nas redes sociais na qual a escola participa;
XX – atender as turmas na Sala de Informática Pedagógica em substituição ao professor respeitando o agendamento pré-definido das aulas;
XXI – acessar periodicamente a mídia de comunicação determinada pela Supervisão de Ensino do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), para manter-se informado sobre cursos, comunicados, reuniões e demais informações da área;
XXII – efetuar as demais tarefas correlatas à sua função.
PENTEADO, Miriam - BORBA, Marcelo C. - A Informática em ação - Formação de professores , pesquisa e extensão - Editora Olho d´Água, 2000 , p 29.
PROGRAMA DE INFORMATIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – 2009
FARIAS,Vinícius. Tendências para a educação nos próximos cinco anos – 2012/2017 – Disponível em: <http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=6076> Acesso em: 19/02/2013.
LOPES, José Julio.A Introdução da Informática no Ambiente Escolar. Disponível em: <http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm> Acesso em: 19/02/2013.
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