Caros cursistas!
Sabemos que estão entrando em recesso escolar!
Por isso mesmo é que estamos encaminhando alguns links sobre projetos para vocês darem uma navegadinha.
LISTA DE PROJETOS CLARO (Prêmio 2010)
LISTA DE PROJETOS CLARO (Prêmio 2009)
LISTA DE PROJETOS MICROSOFT
LISTA DE PROJETOS VICTOR CIVITA
LISTA DE PROJETOS EDUCAREDE
UNIDADE 3
Além disso, no Guia do Cursista tem um artigo que descreve o funcionamento do Projeto Amora e o uso de três ferramentas digitais: os blogs, os mapas conceituais e o wiki. Vocês poderão encontrar este artigo na forma impressa no Guia do Cursista: Textos Básicos da Unidade 3 – páginas 163 a 171.
Se desejarem ler o artigo online vocês deverão clicar AQUI.
Não daremos uma tarefa em especial para ser desenvolvida durante o recesso escolar.
Apenas, solicitamos que vocês naveguem nos links indicados e leiam o texto, para ficarem por dentro do tema do próximo módulo do nosso curso: UNIDADE 3: Currículo, Projeto e Tecnologias.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Não esqueçam de nos enviar:
a) a tarefa de aplicação do Mapa Conceitual (quem ainda não enviou ou ainda não entregou)
b) o link do Glog que vocês produziram no último encontro presencial do curso.
Ambos deverão ser enviados para o e-mail secjoinville@gmail.com
Muito obrigada!
Um abraço, das formadoras Gládis e Mônica
11 comentários:
Comentário sobre o Projeto " Reescrita de Fábulas" do Projeto Victor Civita: http://revistaescola.abril.com.br/premiovc/vencedores-2010.shtml
Gostamos muito deste projeto, porém poderíamos acrescentar o uso de algumas tecnologias para deixar o projeto mais interessante e atrativo, como por exemplo, procurar contação de fábulas no youtbe, apresentar o vídeo para a turma no datashow. Ou também filmar a turma produzindo oralmente ou através de uma peça teatral para após fazer a reescrita. Pode ser passado o vídeo para outras turmas.
Ou também fazer a reescrita na sala informatizada, ilustrada pelos alunos, montado um livrinho.
Angela, Cheila e Marcia
Análise do Projeto Victor Civita: Reescrita de Fábulas - http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/comparacao-reescrita-fabulas-generos-textuais-617888.shtml?page=1
Percebemos que o projeto segue uma sequência didática ideal para que os alunos se apropriem dos conhecimentos sobre o gênero proposto (fábulas) e sejam capazes de reescrever fábulas conhecidas e até criar suas próprias fábulas. A professora se preocupou em buscar os conhecimentos prévios dos alunos e fazer interferências na escrita durante todo o processo. Porém, poderia ter sido utilizado mais ferramentas tecnológicas como por exemplo a leitura de fábulas disponibilizadas no ambiente virtual, bem como a comparação de histórias. A escrita coletiva e a reescrita poderia ter sido feita no editor de texto com o uso do datashow, o que facilitaria os alunos perceberem coletivamente o que pode ser melhorado. Após a produção individual, seria possível criar um livro virtual e disponibilizado em um ambiente virtual.
De acordo com a proposta de trabalho do curso “Aprendendo e ensinando com as TICs” do dia 1º de agosto, o projeto escolhido para ser analisado foi: O Projeto de mapeamento colaborativo e cidadania do Instituto Claro. (https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/projeto-de-mapeamento-colaborativo-e-cidadania-ganha-premio-do-instituto-claro-/)
Conforme a análise, verificou-se que Gustavo Faleiros utilizou-se de várias tecnologias para desenvolver seu projeto, elas foram: Google Maps, Google Earth e MapaColetivo.com, ferramenta esta que consideramos de grande valia, uma vez que os alunos, podem fazer uso da mesma para desenvolver vários tipos de atividades por exemplo: mapear caminhos diferentes (trajetórias), fotografar ambientes com focos de degradação, dentre outros. Além do mais, este tipo de trabalho incentiva o aluno a buscar soluções frente aos problemas apontados provocando-o a efetivar seu papel de cidadão na sociedade.
Cursistas: Elaine Alves Pinto Arantes e Sirlene Aparecida de Oliveira da Rocha
Projeto de mapeamento colaborativo e cidadania ganha Prêmio do Instituto Claro
é um grande projeto com características claras de mudanças sociais, na qual a comunidade pode usufruir e trazer mudanças para o seu cotidiano. Tem as TICs como grande aliada, sendo está utilizada frequentemente em seu projeto.
Já o projeto Gincana de química, podemos perceber que é um bom projeto para a didática em sala, é mais um recurso para fazer com que os alunos se interessem pela disciplina, porém não vejo mudanças efetivas que possam beneficiar a toda uma comunidade.
O projeto escolhido para realizar o comentário foi de: Jandira de Oliveira Costa Stand
Língua Portuguesa | Reescrita de Fábulas, São Paulo, SP http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/comparacao-reescrita-fabulas-generos-textuais-617888.shtml.
Na aplicação do projeto citado, poderiam ter sido utilizada a sala informatizada, realizando pesquisas sobre autores, características das fábulas, as várias versões, comparações, e realizarem a reescrita através do programa word, facilitando, dinamizando os trabalhos dos alunos.
Rosilene Montibeller e Vanessa Triervailer de Souza
Projeto Victor Civita http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/
Poderia utilizar de video relacionado a fábula ou imagens relacionados a ela, para que a criança faça sua escrita. Sendo que a imagem não teria texto.
Para finalização do projeto as crianças poderiam montar um história em quadrinhos da fábula.
Ana Paula D., Inês e Rita
Análise do Projeto Victor Civita: Reescrita de Fábulas - http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/comparacao-reescrita-fabulas-generos-textuais-617888.shtml?page=1
Gostamos muito do projeto sendo que o mesmo encontrasse de acordo com a idade dos alunos, mas achamos que o mesmo poderia ter sido aplicado de forma mais atrativa e significativa para essa nova geração, que está tão acostumada com as inovações. Percebemos a falta do uso das tecnologias, pois a professora além de só ler a fábula, poderia ter apresentado vídeos online, pesquisado diversas versões da mesma fábula, construído um cartaz virtual, ter feito a digitação da reescrita para analise, correção dos erros, ilustração e impressão do livrinho, construído uma história em quadrinho, feito uma animação utilizando o movie maker, ter encenado um teatro e filmado o mesmo para apresentação posterior. E o livro ainda poderia ter sido produzido virtualmente.
Cursistas: Adriane C. da Silva e Vania M. P. Uller
Joinville, 04 de agosto de 2011.
Gincana Tecnológica e Investigativa de Química
https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/gincana-de-quimica-e-a-grande-vencedora-na-categoria-inovar-na-aprendizagem/
O Projeto: “Gincana Tecnologica e Investigativa de Quimica” tem como objetivo aumentar o interesse dos alunos pela disciplina de quimica. A gincana foi uma excelente ideia, principalmente porque fez uso das tecnologias, o que despertou o interesse e a vontade de aprender uma disciplina, que de certa forma não é a favorita dos alunos.
Com determinadas adaptaçoes este modelo de gincana poderia ser utilizado em outras disciplinas como matemática, historia, portugues, geografia.
Em geografia, por exemplo utilizando o googlemaps ou google Earth, para ensino de continentes, latitude e longitude, relevo, etc.
Rosemeire e Nivaldo
Comentário sobre o projeto: Formação de professores em leitura literária.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/formacao-professores-leitura-literaria-600445.shtml?page=1
A leitura é parte fundamental da formação de professores e alunos, proporciona momentos de prazer para ambas as partes e sem dúvida no mundo letrado em que vivemos uma pessoa que não lê se aliena do mundo real. O projeto desenvolvido proporcionou a escola inserir-se de forma correta no roll da literatura brasileira, não observamos no decorrer do projeto o trabalho da literatura utilizando as mídias.
Comentário feito por Rafaella de Sá M. Botelho e Ana Paula B. Domingos
Comentário sobre o Projeto " Reescrita de Fábulas" da Professora Jandira de Oliveira Costa Stand, da EMEF Humberto de Campos, na capital paulista, vencedora do Prêmio Victor Civita - Educador nota 10.
http://revistaescola.abril.com.br/premiovc/vencedores-2010.shtml
Achamos o projeto muito interessante, pois as fábulas ampliam o repertório com leitura de textos bem escritos, facilitando a análise de discurso direto e indireto, paragrafação, ortografia, pontuação. Poderia ter realizado as reescritas no laboratório de informática, digitando os textos, digitalizando os desenhos, apresentando vídeos de fábulas.
http://www.contandohistoria.com/
Angelita Mendes Vieira
Lúcia Corrêa Martins
Projeto de formação continuada: uma escola de leitores. revistanovaescola.abril.com.br/premiovc/vencedores_2010
Parabéns a professora pela iniciativa de aplicar um projeto de leitura significativa, onde viabilizou durante o processo de formação dos professores, o acesso a leituras de qualidade, permitindo aos alunos terem uma ampliação de leitura de mundo, indo além do contexto escolar. Cremos que estes alunos não serão mais os mesmos. Dentro da nossa realidade poderemos utilizar ferramentas tecnológicas, inserindo-os dentro da tecnologia digital.
Erotildes e Nara
Postar um comentário