sexta-feira

3ª edição do Prêmio Instituto Claro - Novas Formas de Aprender e Empreender


A Terceira edição do Prêmio Instituto Claro reconhecerá projetos inovadores com o uso das novas tecnologias. Os projetos devem transformar as realidades educacionais na escola e na comunidade. O objetivo da iniciativa é estimular e reconhecer projetos de educadores e empreendedores sociais de todo o país que contenham ideias inovadoras para o uso das novas tecnologias na educação, dentro da Escola ou na Comunidade.
Serão R$ 150 mil em prêmios aos vencedores, que poderão participar na modalidade “Inovar na Escola” ou “Inovar na Comunidade”.
Podem participar educadores e professores, instituições educativas formais e não-formais, organizações do terceiro setor e público em geral, de todas as regiões do Brasil. Como requisito para inscrição é necessário que a ideia apresentada seja inovadora e com potencial de causar impactos positivos nos processos de aprendizagem. Também é importante que o participante tenha perfil articulador, de modo que possa identificar possíveis parceiros para auxiliar na implementação do projeto e efetivamente colocá-lo em prática.
Desde 2009, o Prêmio Instituto Claro teve mais de 2.750 inscrições de todos os estados brasileiros. Ao todo foram selecionados 12 projetos que receberam no total R$ 250 mil em prêmios. “O Prêmio reflete a evolução do uso das tecnologias dentro e fora da escola e também em benefício da qualidade de vida das comunidades. Estamos muito satisfeitos com a evolução dessa iniciativa e por podermos mapear ações que estão sendo desenvolvidas em todo o Brasil”, afirma Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro.
As inscrições para essa terceira edição são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Instituto - www.institutoclaro.org.br, onde também é possível consultar o regulamento do concurso. O prazo para participar é até 09 de agosto e a premiação acontecerá até dezembro de 2011. Todos os projetos serão avaliados por uma comissão técnica composta por especialistas em educação, empreendedorismo e tecnologia e liderada por Paula Carolei, doutora em educação.
Infográficos
Como fazer um projeto dar certo
Para essa edição do Prêmio, o Instituto Claro desenvolveu um Infográfico com orientações gerais de apoio para as pessoas que desejam colocar em prática suas ideias e inscreverem seus projetos. Nesse material, disponibilizado gratuitamente no portal do Instituto, é possível encontrar um passo a passo com dicas como: identificar uma demanda, reconhecer a relevância do projeto, pensar nos processos para a implementação, a importância de estruturar um cronograma, pensar no orçamento e também os resultados esperados. “Observamos que, muitas vezes, as pessoas têm vontade de participar, mas não sabem por onde começar. Ao produzir esse infográfico queremos mostrar que não é algo complicado de ser
realizado e, ao mesmo tempo, motivar para que ainda mais pessoas participem e estruturem melhor os seus projetos”, finaliza Carime.


Mais informações pelo site www.institutoclaro.org.br/premio
E-mail: premio@institutoclaro.org.br
telefone (11) 3146.0998, das 13h às 18h
Mais informações no portal: http://www.institutoclaro.org.br/
twitter:@institutoclaro
facebook :www.facebook.com/institutoclaro

Nenhum comentário: