O filme pode se constituir em uma ótima alternativa educacional, desde que seja abordado numa perspectiva crítica, histórica e pedagógica.
Os filmes indicados neste site são os comerciais - aqueles projetados nas salas de cinema ou mesmo convertidos em VHS ou DVD. Estes são carregados de códigos, linguagens, símbolos, imagens e ícones, e portanto, trazem “a estética, o lazer, a ideologia e os valores sociais” (NAPOLITANO, 2003, p. 11) de diversos contextos sócio-históricos, para serem problematizados, discutidos, questionados e analisados em sala de aula.
Estes filmes poderão contribuir, na medida em que desvelam a trama, possibilitam a compreensão dos significados e das relações sociais, políticas, econômicas, éticas que se estabelecem numa sociedade contemporânea, a fim de refletir e analisar os produtos culturais.
Este recurso quando previamente planejado e bem utilizado antes, durante e depois de sua exibição poderá trazer um excelente resultado para o processo educativo.
Para que os filmes possam ser trabalhados sistematicamente na escola trazendo contribuições significativas para a formação do/a educando/a, é fundamental que se tenha claro os objetivos e os encaminhamentos pedagógicos, assim como a preocupação com a seleção, adequação e abordagem do filme à faixa etária dos/as alunos/as, aos níveis e modalidades de ensino, à articulação com os conteúdos das diferentes disciplinas, aos assuntos de interesse e a cultura cinematográfica dos/as alunos/as, por meio de uma reflexão prévia. É preciso refletir, ainda, sobre os limites, alcances e possibilidades do filme, demarcando sua exibição - se será exibido na íntegra ou se utilizará apenas alguns fragmentos - projetando, apenas, cenas mais relevantes.
Dentro deste contexto é importante preparar antecipadamente os/as alunos/as para a exibição do filme, respeitando a diversidade cultural e religiosa dos/as mesmos/as e de suas famílias. Logo após a exibição será necessário também, um desdobramento articulado das cenas do filme a outras atividades e a outras fontes, propondo uma leitura mais ambiciosa, exigente e crítica.
As atividades pedagógicas envolvendo filmes devem ser muito bem planejadas e acompanhadas pelo/a professor/a, principalmente quando o assunto é polêmico e necessita de informações e conhecimentos complementares acerca dos problemas e/ou das questões decorrentes do roteiro, dos personagens e dos argumentos sociais, políticos, morais e ideológicos surgidos nos discursos dos personagens dos filmes.
Cliquem aqui para acessar o site.
Fica a dica aos professores e o desejo de um bom aproveitamento do material!
Equipe de Tecnologias na Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário