Informamos que, a partir do dia 02 de maio de 2013, o Ambiente Facebook - Professores Sala Informatizada passará a ter um administrador que autorizará a publicação das postagens.
Esta é uma orientação da SECOM (Secretaria de Comunicação) no sentido de preservar o caráter ético e a manutenção do propósito primeiro da criação deste "precioso meio de interlocução".
Como todos sabem, este facebook foi criado com o objetivo de melhorar a comunicação entre nós, transformando-o em espaço de interação, construção e compartilhamento de ideias pedagógicas.
Esta é uma orientação da SECOM (Secretaria de Comunicação) no sentido de preservar o caráter ético e a manutenção do propósito primeiro da criação deste "precioso meio de interlocução".
Como todos sabem, este facebook foi criado com o objetivo de melhorar a comunicação entre nós, transformando-o em espaço de interação, construção e compartilhamento de ideias pedagógicas.
Esperamos que mais pessoas participem ativamente!
Continuem enviando seus posts!
A Mônica, a Silvia e a Paola, da SE, possuem status de administrador e zelarão, com carinho e responsabilidade, pela manutenção do espaço construído pelo coletivo dos professores das salas de informática pedagógica.
6 comentários:
O grupo professores de sala informatizada foi criado para que tivéssemos um espaço para compartilhamento de ideias, trocas de experiências, dicas de leituras, de atividades e mostras dos trabalhos que realizamos. Olhando o histórico do grupo, em nenhum momento identifiquei postagem alguma que fugisse ao real objetivo do grupo ou que houvesse falta de ética de algum membro.
Veja, o grupo foi criado por professores, que eram seus administradores, mas que agora passaram a administração para a coordenação da secretaria. Para qual objetivo? Controle? Censura?
Concordo que, sendo um grupo de professores de uma rede, passando a administração para a secretaria, esta deveria sim acompanhar as discussões, incentivar que não participa, orientar quem porventura vier a fugir do seu objetivo... mas moderar as postagem?!? Isso foge completamente ao que é caráter do grupo.
Como é possível, professores, formadores de opiniões, num espaço de debate democrático, sermos moderados nas nossas falas?
Como podemos ser formadores de opiniões se não temos o direito de nos expressarmos livremente?!
Considero a decisão do SECOM como censura e fico triste de vê-la sendo levada adiante sem ao menos ser discutida e avaliada por nós professores.
Da minha parte, sinto uma falta de respeito ao que sou como profissional e também censurado no meu direito de expressão.
Se for essa uma decisão aceita e tomada da parte da coordenação da SEC, peço que me excluam do grupo. Não consigo concordar com esse novo formato do grupo. (Entendo, como professora de sala de informática, a participação do grupo como uma opção para adquirir conhecimento e não como uma obrigação da função que exerço na escola).
Continuarei postando meus trabalhos, pesquisas, ideias, dicas e opiniões na minha página pessoal do Facebook. Se alguém não tem acesso a ela, faça-me uma solicitação de amizade que adiciono com prazer, pois lá sim, as discussões continuarão acontecendo livremente.
Estou mesmo muito entristecida.
Professora Aurea Vieira
Concordo com a Prof.ª Aurea sobre a questão de censura e controle. Desde seu início não ví em nenhum momento uma postagem que fugisse dos ideais...Acredito na idéia de que precisamos ensinar a usar a ferramenta e não utilizar métodos de coibição do uso, mesmo que seja uma questão administrativa. Se partimos desse princípio, estamos revogando aquilo que acreditamos.
Quero deixar aqui minha posição em relação a esta atitude de moderação...faço minhas as palavras da professora Áurea...somos todos adultos e precisamos primar pela ética, mas com liberdade e não autoritarismo e esta atitude nos faz perceber censura..triste
Desestimulante saber que, treze anos após a virada do século, os próprios profissionais da área de tecnologias, conhecedores que são da era digital, se prestem a censura sem sentido. Fosse espaço para brigas e afins, não diria; mas sendo o que é, se propondo a que se propõe, não há razão plausível para atitude tão antipática e excessiva. Uma pena que estejamos partindo para esse caminho.
Concordo com as colegas que aqui já se manifestaram. Não entendo qual foi o motivo que deu origem a uma atitude assim tão radical por parte da SEC. Lamento, mas prefiro não utilizar mais esta ferramenta a ser vítima de censura...
Postar um comentário