17 de nov de 2011

Ata do 3º Encontro do Grupo 2



            O terceiro encontro do Grupo 3 realizou-se na Escola Municipal Senador Carlos Gomes em 19 de outubro de 2011. Esteve presente a este encontro 23 professores e a nossa Supervisora Mônica.
O encontro foi conduzido pela Prof.ª Andréia que iniciou com os vídeos “Aprendendo a mudar, mudando para aprender” e “Daniel Godri – Vídeo Inédito”. Houve uma breve análise do vídeo que mudanças podemos estar usufruindo com a tecnologia? Até que ponto nossos professores tem se permitido a mudar?
Em seguido foi deixado aberto para as dúvidas que ocorreram sobre o último encontro. Aprendemos a atualizar o Sistema Operacional pelo Adept e também pelo Konsole (terminal). O próprio grupo trabalhou entre si sanando as dúvidas. Após o intervalo, voltamos com a instalação do ITalc nos multiterminais. Aprendemos a verificar os ip's das máquinas através do comando “ifconfig” no terminal console. Também no Adept, vimos como buscar atualizações e aplicá-las.
Em análise aos encontros promovidos, a Sup. Mônica levou o grupo a analisar se todos temos condições de liderar o grupo. Chegou-se a conclusão que todos somos capazes de liderar independente de quem seja, porém nesses encontros tivemos a necessidade desde o início de se familiarizar com o Linux Educacional e sendo assim, a Prof.ª Andréia, por estar mais tempo trabalhando com esse software, liderou.
Outra análise do grupo foi a necessidade de permanecermos nos encontrando no próximo ano para que haja maior crescimento e abordando outras questões, tais como: Ferramentas que poderão ser utilizadas no cotidiano escolar.
Segue abaixo depoimentos de alguns professores sobre os encontros:

Profª Andréia Cruz
EM Prof. Aluízius Sehnem

Depoimentos:

Os encontros de grupo que tive o prazer em participar foram de muita valia, pois foi através deles que tive mais segurança na realização de meu trabalho na Sala de Informática Pedagógica, onde atuo pela primeira vez e me sentia bem perdida no começo. Neles consegui sanar muitas das minhas duvidas e aprender coisas que nem imaginava existirem. Espero que para o próximo ano letivo eles continuem acontecendo, pois acredito que estas trocas de experiências valorizam e enriquecem muito nosso trabalho.
Profª Laís Barros de Carvalho


Os encontros de trocas de experiências foram muito valiosos, nos ajudando a obter conhecimento e consequentemente a solucionar problemas sobre o sistema operacional linux.
Conhecemos também algumas ferramentas novas para utilizarmos no blog e o italc, ferramenta de grande valia para o professor, seja para monitorar ou para a apresentação de uma aula em todos os computadores, entre outros.
Parabenizamos e agradecemos a Andréia pela sua atuação e disponibilidade no decorrer do ano tanto (on line) como também nos encontros presenciais.

Prof.ªCristiane Bachel e Lúcia Correa Martins
EM Senador Carlos Gomes

Nossos encontros, apesar de poucos, foram muito proveitosos no sentido de tirar dúvidas, principalmente no aspecto técnico. Nos dá mais segurança quando percebemos que as dificuldades são comuns à maioria das escolas.
Prof.ª Wali Maria Effting


 
Tive a feliz oportunidade de participar no 1º e 2º Encontro avalio estas trocas de experiências como excelentes, pois aprendemos e trocamos informações que viabilizaram o nosso dia a dia na Sala de informática pedagógica. Parabéns a todos.
Prof.ª Cleuza Garcia Roza
EM Avelino Marcantes

Muito obrigada pela tua colaboração durante este ano, frente ao grupo 2. Para mim que iniciei este ano, foi fundamental.Foi contando com esta ajuda que me senti mais segura, não desistindo na metade do caminho.Quero continuar contando com a tua experiência e ajuda. Quanto ao período vespertino, eu teria que conversar com a Diretora do Curt, pois estou em sala de aula lá.
Profª Lucia Correa Martins

Eu, Professora Vânia da E. M. V. Arinor Vogelsanger era integrante do grupo 03, que realizou apenas o 1º Encontro com 05 professores. No 2º encontro não consegui fazer-me presente e neste 3º estive com o grupo de vocês na E. M. Senador Carlos Gomes no período vespertino.
Posso dizer que todo encontro para troca de experiências é válido, quando o objetivo é aprender. Mesmo que eu não esteja trabalhando atualmente com o linux, e a ferramenta estudada foi a instalação do italc no linux educacional, atualização e instalação de programas; pude aproveitar para interagir com o novo e desconhecido, o que proporcionou e aguçou minha curiosidade para talvez migrar futuramente para esse sistema (linux). O momento foi rico para a aquisição de novas aprendizagens, troca de idéias e com certeza sanou muitas dúvidas.
Penso que os encontros devem sim, continuar, pois estes só tem a acrescentar para a melhoria e eficácia do nosso trabalho.
Vânia M. P. Uller
E. M. V. Arinor Vogelsanger

Conforme solicitado, gostaria de registrar minha enorme satisfação em participar deste grupo e dizer que sua dedicação e experiência, além de todas as experiências trocadas são de grande valia para ampliar nossos conhecimentos. Como participei apenas de 2 encontros, ainda estou me adaptando aos novos conhecimentos, mas para o próximo ano, pretendo também cooperar mais com o grupo.
Sharon Breis Rathunde
EM Maria Magdalena Mazzolli


Temos dois laboratórios aqui na Escola Municipal Professora Karin Barkemeyer, o laboratório 1, que é patrocinado pela Oi Futuro e que está inserido no projeto Oi Tonomundo (http://www.oifuturo.org.br/educacao/oi-tonomundo/) e o laboratório 2, da Proinfo.
Os encontros de 2011 foram momentos muito válidos e gratificantes, a começar pelo entusiasmo da nossa coordenadora Andréia que nos convidou e realizou a organizou,juntamente com a nossa amiga Cleusa,os encontros.
Como trabalho em um laboratório onde não tenho acesso a instalação de softwares e outros aplicativos foi muito importante aprender e compreender como funciona a rede e a instalação de softwares nas máquinas Proinfo já que não tenho acesso ao laboratório 2 aqui na escola. Além disso, a troca de experiências vivenciadas no dia-a-dia e as dúvidas cotidianas podem ser sanadas nestes momentos
Conheci pessoas novas, escolas novas, ferramentas novas e experiências novas nos encontros. Poderia ter algo melhor?Lógico que não!

Paola Hoffmann S. Gomes

Para mim, além de ser uma rica fonte de troca de experiências...de realidades parecidas, e ao mesmo tempo tão diferentes, eu vejo como um fortalecimento de todos como profissionais da educação na área da informática.
Esses momentos são necessários e fundamentais para o crescimento intelectual e interpessoal.
O grupo ainda está se consolidando, e a tomada de frente da Profª Andreia foi fundamental para esse início. Acredito que com o tempo outras lideranças vão estar a frente e todos serão protagonistas contribuindo efetivamente para o trabalho coletivo.

Profª Fabia Fachini
EM Don Jaime de Alcântara


Este foi meu primeiro ano como professor na sala informatizada pedagógica.
Foi um ano cheio de desafios, e os encontros para troca de experiencias foram muito importantes para o bom andamento da sala, pois nunca tinha utilizado o Sist. Operacional LINUX.
Estes encontros ajudaram-me a conhecer novos sites, entender como o linux funciona, algumas dicas para impressão pelo E.V.N. Espero que estes encontros continuem acontecendo, pois é meu objetivo permanecer ano que vem na sala informatizada.
Professor Nivaldo da Veiga
EM Pref. Navarro Lins


Achei muito rico nossos encontros (e olha que eu nem uso linux na escola). Acredito que a troca de ideias e a solução de uma ou outra dúvida é sempre tirada nesses momentos.
Considero muito importante continuarmos com os encontros em 2012.

Profª Elaine (Escola Wittich Freitag)




Neste grupo a pauta do período matutino foi a mesma do período vespertino. Solicitamos o envio das listas de presença digitalizadas.

Nenhum comentário: