sexta-feira

AVALIAÇÃO DO CURSO


AVALIAÇÃO DO CURSO PROINFO INTEGRADO: APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO


Chegou a hora dos professores, que participaram deste curso, refletirem sobre suas aprendizagens no Curso Aprendendo e Ensinando com as Tecnologias da Informação e da Comunicação!

Cliquem no link "Comentários" que está localizado abaixo desta postagem e façam sua AUTOAVALIAÇÃO.

Mais uma coisa: No final de sua autoavaliação, vocês poderão, também, tecer críticas construtivas em relação ao curso! Somente assim poderemos replanejá-lo e melhorá-lo para o próximo ano!

Obrigada a todos pela participação, alegria em realizar novas aprendizagens e persistência! Vocês se transformaram em verdadeiros pesquisadores dana prática ao transporem os conhecimentos construídos no decorrer do curso para as suas ações pedagógicas na escola. É assim que transformaremos a escola num local de produção de mídias.

Abraços das formadoras,
Gládis e Mônica

quarta-feira

Curso Pesquisa na Internet - o papel do professor

pesquisa

Estão encerradas as inscrições para o curso Pesquisa na internet - o papel do professor. O curso oferecido gratuitamente pelo portal EducaRede é dividido em três módulos, mais o módulo de ambientação. Trata-se de um curso livre de 60h. O certificado é emitido pela Fundação Telefônica e não tem nenhuma relação com os cursos oferecidos e certificados pela Secretaria de Educação para acesso.

Objetivo: Discutir questões presentes na pesquisa escolar na internet, desde a escolha de sites e a seleção de informações até a propriedade intelectual e os direitos do autor, passando pela diferença entre produzir um material próprio e copiar.

Veja abaixo os temas e objetivos de cada módulo.

Módulo 1
Tema: Pesquisa na Internet


Objetivos
- Refletir sobre as características da pesquisa na Web.



- Pensar sobre como selecionar as informações e organizá-las.


- Conhecer alguns critérios de avaliação de sites.
Módulo 2
Tema:
 Direitos autoraisObjetivos

- Discutir sobre conceito de ética e pirataria.

- Entender o que é propriedade intelectual.

- Conhecer a legislação de direitos autorais para internet.



Módulo 3

Tema: 
Plágio e autoriaObjetivos

- Entender o conceito de plágio.

- Aprender a transformar informações de pesquisa em produto de autoria.

- Conhecer formas de licença de direitos autorais.

- Aprender a citar fontes de forma legal.

Fique atento aos cursos que são divulgados em nosso blog.

Dicas para facilitar sua vida no computador.



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/tec/972805-veja-pacotao-de-dicas-para-facilitar-sua-vida-no-computador.shtml

sexta-feira

TEM NOVIDADE NO AR! JOINVILLE TEM O SEU GOOGLE EARTH!

Olá, Professores!

Agora, Joinville tem um mapeamento via satélite de toda a nossa cidade! Esse recurso é excelente para os alunos conhecerem a sua cidade mais de perto. Sua cidade, seu bairro, sua rua, sua casa. Trajetos, turismo, reservas de sambaquis, dentre outras informações.

Cliquem no link para acessar o Sistema SIMGEO: http://simgeo.joinville.sc.gov.br/simgeo/

Mas, antes, se desejarem, conheçam mais sobre as possibilidades desse Sistema:

Na tentativa de democratizar a informação, o núcleo de geoprocessamento promoveu a divulgação de todos os produtos georreferenciados gerados através da parceria com diversas secretarias e autarquias municipais através de um Sistema de Informações Municipais Georreferenciadas (SIMGeo). Em ambiente web, com a utilização da plataforma ArcGIS, é possível sobrepor camadas de informações de todo o município, podendo adequar o detalhamento da informação ao nível do lote. Assim, o uso desta tecnologia permitirá a qualquer cidadão ter acesso a informações relevantes referentes a: Divisão Territorial, Planejamento, Patrimônio Histórico Cultural, Turismo, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Defesa Civil.
Para explorar as várias camadas disponíveis no site, é necessário primeiramente habilitar a camada "Joinville", assim as demais estarão também aptas a serem visualizadas, basta identificar o grupo de informações a ser explorado, expandi-lo e habilitar a camada desejada. Caso a camada tenha sido habilitada e a mesma não seja carregada na tela será necessário ampliar a visualização utilizando a ferramenta de zoom nas ferramentas de navegação, no canto esquerdo da tela até que seja possível visualizar a camada.
Exemplo:

Principais Ferramentas:
  • Identificar Feições: Permite identificar feições, clicando sobre as mesmas no mapa.
  • Desenhar e Medir: Permite delimitar áreas de interesse do usuário e realizar medições.
  • Imprimir: Permite gerar layout de mapas temáticos e imprimi-los
  • Localizar: Permite localizar informações referentes a lotes e a ruas.(Utilizar letras maiúsculas conforme exemplos no site)
Camadas de Base:
É possível alternar o plano de fundo do site utilizando a barra de opções localizada no canto direito da tela. Habilitando a camada Satélite, é possível utilizar imagens geradas pelos satélites do sistema Bing Maps da Microsoft com imagens atualizadas de todo o mundo. A camada Ortofoto possui informações apenas do ano de 2007 referentes ao aerolevantamento contratado pela Prefeitura de Joinville. A camada Topografia é um modelo de sombreamento 3D das feições do relevo também com informações de todo o mundo. A opção Mapa Político apresenta apenas o contorno do limite municipal de maneira que seja possível gerar um mapa utilizando várias camadas sobrepostas sem a utilização de um plano de fundo.

VEJAM O QUE APRENDEMOS EM NOSSAS OFICINAS SOBRE WEBQUEST E PRODUÇÃO DE VÍDEO

CURSO: PROINFO INTEGRADO, APRENDENDO E ENSINANDO COM AS TICS

Relembrar os comentários do fórum sobre a aplicação de uma Webquest.

Alguns recortes de falas (grifos nossos):

"Realizei a pesquisa com os alunos do quarto ano, sobre o tema do nosso Projeto Institucional que é sobre os 3R’S – Reutilizar, Reduzir e Reciclar.
Foi uma experiência nova para os alunos este tipo de pesquisa e para mim também.
Houve algumas dificuldades na aplicação, pois não temos a internet, então tive que gravar tudo em pendrive e passar para as máquinas, mas valeu a pena.
Pude observar o desempenho deles durante todo o processo, interagir em determinados momentos e vi que sentiram prazer em realizar este trabalho, com certeza houve muita aprendizagem nesta pesquisa. Este será um instrumento que utilizarei muito em minhas aulas." (Rita de Cássia Ramalho Paschoalotto)

"Realizei e apliquei a webquest com minha turma do 5º ano, sobre Sistema Respiratório, com auxílio da prof. de Informática.Os alunos produziram muito, ficaram motivados com as atividades, pois o aprendizado ficou mais interessante... O resultado superou as expectativas, pois através dos vídeos e atividades que assistiram e realizaram, eles puderam se aprofundar e assimilaram com mais facilidade o conteúdo. Com certeza irei utilizar com mais frequência esta ferramenta, pois nos auxilia nos conteúdos trabalhados em sala, tornando-os mais dinâmicos e o resultado com mais qualidade." (Vanessa Trievailler)

"Olá a todos ... puxa ... por onde começar???? Primeiro pela preparação da Webquest ... QUE DELÍCIA!!! Sem palavras .. Como nossa sala está com o projeto "Plantando Alface e Amizade", foquei para o tema do Bullying, pois tenho encontrado algumas dificuldades em sanar muitas das brincadeiras dos alunos, em especial dos meninos. O título foi "BULLYING, BRINCADEIRA SEM GRAÇA E SEM LIMITE". A atividade foi preparada para o segundo ano, mas percebi que pode tranquilamente ser estendido para as outras turmas. Os alunos gostaram da atividade achou "MUITO DOIDO"! Eles se interessaram pelo tema, gostaram principalmente das imagens de animação. No momento da busca e leitura, deu mais trabalho porque os aluninhos me queriam todos ao mesmo tempo, para os poucos ainda não lêem muito bem, tive que sentar para ler com eles pois queria colocar em dupla mais ou menos do mesmo ‘’nível” quem já sabe ler, com quem sabe ler ... e assim por diante.  Na hora de digitar no editor de texto, também não foi fácil, mas isso vai facilitar para os outros passos. A atividade não acabou, pois fiz a Webquest para trabalhar neste trimestre. Gostei muito de fazer, acho que ao final dará um trabalho muito significativo para os alunos, e agora de FATO eles estão colocando a mão na massa! Espero ainda fazer muito uso desta ferramenta , e farei, pois gostei muito!!!" (Elaine A. P. Arantes)

"Iniciamos na sala de informática pedagógica aqui na Escola Geraldo Wetzel dois trabalhos de Webquest em parceria com as professoras das turmas. Primeiro com o tema “Drogas” da professora Glória de Educação Física com os 8º e 9º anos e o segundo com o tema Geometria da professora Rita do 5º ano.
Ao definir e orientar a pesquisa através desse recurso, observei que fica bastante evidente para o aluno o que ele deve fazer e como ele deve fazer. As etapas bem elaboradas, norteia todo o trabalho do aluno e principalmente faz com que ele não se perca nos objetivos propostos. E como a professora cria o processo, estabelecendo a tarefa, ou seja, direcionando, o resultado tende além de proporcionar a aprendizagem, se tornar algo significativo para o mesmo. E o mais legal de tudo isso, é que eles se utilizam das tecnologias da informação de forma prazerosa e motivadora." (Ana Paula Dobrotinic)


"Comecei a atividades com meus alunos do 4o ano, que demonstraram muito interesse pela ferramenta webquest, atividades na informática sempre despertam o interesse dos alunos, o tempo nunca é o suficiente, para a curiosidade e criatividade de todos os envolvidos.
Utilizamos o tema sustentabilidade que é bastante abrangente, possibilitando assim acessarem  uma infinidade de arquivos. Eles querem adicionar tudo que encontram na internet,  nestes momentos a intervenção do professor é indispensável pois o material precisa ser selecionado criteriosamente. Percebi com esta atividade que os alunos procuram muitos arquivos, mas não querem "perder"  tempo lendo os conteúdos, e  que estes, muitas vezes não são pertinentes ao tema.Como pedagogos temos que ter ciência que são apenas crianças adentrando numa ferramenta nova, e que com o tempo e continuidade na utilização da mesma, as atividades ficarão mais coesas.Pessoalmente foi gratificante ver o resultado e os comentários pós aula e o interesse na aula seguinte em que demos continuidade aos trabalhos." (Alzerina Hardt)

"Vou falar aqui como construí a minha primeira Webquest: Fiz a Web. Terminei em 05 dias.Pesquisei bastante.Procurei buscar um conteúdo que eu dominasse e que fosse do interesse da unidade escolar e que estivesse dentro dos temas transversais. Tema: Sexualidade,Assuntos; Sexualidade, sexo, DST e Vida.Apresentei para supervisão escolar.Reunimos a professora de Ciências e a Orientadora.Surgiram vários adendos.A orientadora apresentou vários materiais  referente ao conteúdo que o MEC e SEC Joinville disponibilizaram para este tipo de trabalho. Dividimos o conteúdo para pesquisa em 03 fases:-Sexto e sétimo ano, Oitavo ano e Nono ano.A equipe realizará palestras na unidade escolar e fará avaliação conforme as fases. A avaliação será conforme descrito na Web, ou seja, criação de teatro, vídeos, depoimentos, entrevistas e tabular dados com a participação dos alunos.A Web serviu para gerar um projeto sobre Sexualidade na unidade escolar e que servirá de parâmetro  para os anos seguintes.Toda aplicação da WEB será relatada aqui conforme a aplicação.Aguardem minhas reflexões sobre a aplicação." .( João Sebastião da Silva)

"Eu já havia começado uma atividade com os meus alunos do 2º ano no qual estava trabalhando uma sequência didática de reescrita de um clássico infantil. Diante da solicitação de se trabalhar com a ferramenta, adaptei o planejamento no formato Webquest. No entanto, este momento de criação me despertou certa angústia em saber se o resultado final (conclusão do planejamento e formatação da Webquest) seria como imaginava. Me surpreendi e adorei o resultado! Apresentei aos alunos o planejamento neste formato e eles adoraram. Apreciaram as imagens, layout e demostraram entusiasmo para alcançar as etapas das atividades da Webquest. Como já havíamos iniciado a atividade sem este formato, a medida que eu apresentava a nova proposta sob forma de leitura das tarefas e processo, fomos checando os itens já desenvolvidos, os quais envolvia: pesquisa no YouTube de vídeos de desenhos infantis da história proposta como forma de enriquecer o repertório para a reescrita; pesquisa em sites em que pudessem fazer a leitura da história e até mesmo que pudessem escutar através da voz de um narrador. Estas atividades iniciais tinham como objetivo desenvolver a autonomia e iniciativa de pesquisa do aluno na Web.Após, iniciamos com o processo de reescrita coletiva (finalizada) e em duplas (em andamento). Nesta última, os alunos (em duplas) estão utilizando como recurso o editor de texto, para registrar sua reescrita, considerando o que foi solicitado na atividade. Nesta etapa em dupla, percebi claramente a interação, a discussão criada entre os dois para elencar o que precisava ser registrado e a melhor maneira (coerência e ortografia da escrita) de fazê-la. Precisaremos de mais aulas até que o trabalho se conclua, mas até o momento, só tenho observações positivas com a experiência. Ao final, utilizarei o Woobook para postar no blog da escola e assim, socializar com os pais e demais visitantes. É um exercício diário para o professor criar circunstâncias diferenciadas de aprendizagem para o seu aluno, e vejo que o trabalho com a Webquest pode ser uma poderosa ferramenta neste sentido, pois o professor fomenta nos seus alunos o poder da “tomada de decisão”, aproxima o aluno do professor e vice-versa, facilita a interatividade dos conhecimentos e favorece o relacionamento entre os colegas da turma.Partindo da observação de como ele reage, reflete diante da “liberdade” e/ou autonomia oferecida pela atividade, o professor tem o benefício de identificar as necessidades para trabalhar no aprimoramento dos processos mentais dos alunos. Este aprimoramento lhe renderá bons frutos, facilitando a aprendizagem para conceitos futuros."(Fernando Streit Koch)


Nesta semana, fizemos mais uma oficina:
    1. APRESENTAÇÃO PPT: DESAFIOS DA TELEVISÃO E DO VÍDEO NA ESCOLA.
            Discussões sobre o material.

  1. ASSISTIR OS DOCUMENTÁRIOS no blog: http://conexaoxxi.blogspot.com  e fazer comentários sobre a qualidade dos vídeos.
  2. CONHECER um programa de edição de vídeo disponível em: http://www.moviemaker.com/  PASSOS DO MOVIEMAKERONLINE.COM
  3. EXPERIMENTAR A CONSTRUÇÃO de um vídeo:
    • Capturar imagens utilizando celular ou máquina fotográfica digital.
    • Descarregar as imagens no computador.
    • Planejar um vídeo educativo com essas imagens.

TAREFA: Fazer a leitura do material do curso: p. 173 a 179. Após a leitura, acesse http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ e faça o seu cadastro. Em seguida, vá ao link “Recursos Educacionais” e faça uma pesquisa dos vídeos utilizando categorias classificatórias: Tipo de pesquisa, Componente curricular, Tema, Tipo de Recurso, Idioma e Ordem de Classificação. Escolha um vídeo, assista-o na íntegra e indique-o para os demais colegas cursistas no Fórum 1 do Módulo 4 – PRATICAS PEDAGÓGICAS E MÍDIAS DIGITAIS.

quinta-feira

Curso Apoio - criando histórias com narração em áudio

Neste encontro, as professoras do Apoio Pedagógico aprenderam a criar  histórias com narração em áudio utilizando o gravador do Windons. O primeiro passo foi a busca e seleção de dois personagens para a historinha. Para isso, foi feita uma busca no Google Imagens, utilizando o critério de desenho linear.
Os personagens foram, então, inseridos no Paint e coloridos. Depois disso, o cenário foi desenhado à mão e salvo como JPG.
Com o cenário pronto, foi a vez de inserir a imagem no Impress, repetindo-a por 4 ou cinco slides. Em duplas, as professoras criaram as falas dos persongens e depois fizeram a gravação, salvando cada fala numa pasta no computador. A seguir, os arquivos de áudio foram inseridos nos slides.

Como tarefa  ficou combinado que os trabalhos serão concluídos em casa e apresentados para o grupo no próximo encontro.

Parabéns a todas pelo trabalho! Vocês são nota mil.
Gládis

quarta-feira

E FALANDO DE VÍDEO...


Olá, Professores!

Joinville, já tem um novo vídeo para mostrar o seu potencial turístico!

É um bom material para trabalhar com os alunos! Acessem e conheçam!

http://www.portaljoinville.com.br/v3/?call=noticias.view&id=18961

domingo

Ótimas sugestões de Projetos Educativos! Aproveitem! Entrem e olhem!


Caderno de Orientações Didáticas
Ler e Escrever
Tecnologias na Educação

Uma parceria EducaRede e Secretaria Municipal de Educação de SP

 
Esta é a lista de projetos (cliquem na imagem para ter acesso ao material)

Animando a imaginação - utilizando recursos de animação
Artistas digitais - criação de desenhos no computador
Aviso aos navegantes - primeiros passos na Internet
Brinco, logo aprendo - o uso educativo de jogos eletrônicos
Como usar a webcam - trabalho em parceria com os alunos
Controle de qualidade - como avaliar sites para pesquisa
Escrita no teclado - explorando o processador de textos
Gire o mundo num clique - navegando pelo Google Earth
Hora da conversa - bate-papo virtual na escola
Janelas abertas - facilitando a reescrita de texto
Mapas conceituais - uma forma de organizar o conhecimento
Mens@gem para você - aprendendo a utilizar o e-mail
Meu cadastro na Internet - preenchimento de formulários
Nas ondas do rádio - produção de programa na Web
No mundo dos blogs - o diário virtual na escola
Objetos criam vida na HQ - produção no computador
Pelas tabelas - trabalhando com planilhas eletrônicas
Pequenas atividades... Grandes aprendizagens I
Pequenas atividades... Grandes aprendizagens II
Por trás das teclas - criação de dicionário virtual
Procurar, encontrar, escolher - seleção de informação
Quem sou eu - elaboração de currículo
Relacionando sentidos - proposta de trabalho com hiperlinks
Tão longe, tão perto - intercâmbio virtual de escolas
Telejornal digital - o aluno como produtor de informação
Webinvestigação - explorando sites de busca

quinta-feira

1ª OFICINA PRESENCIAL - MÓDULO 4 - PROINFO INTEGRADO

 
Caros Cursistas!

Na semana que vem faremos nossa OFICINA PRESENCIAL do Módulo 4. Como sempre, este encontro também está IMPERDÍVEL! Vocês aprenderão a produzir vídeos utilizando uma ferramenta online. Não esqueçam de trazer um celular ou uma máquina fotográfica digita (com respectivos "cabos usb" para aprender a "baixar as fotos no computador") e um pendrive.

Temos alterações no local do curso devido a estarmos avançando em um mês o nosso curso por causa da greve.

MUITA ATENÇÃO AOS LOCAIS E DATAS:

GRUPO NOTURNO - SEGUNDA-FEIRA - DIA 12/09
HORÁRIO: das 18h30min às 21h
LOCAL: EM PROF. AVELINO MARCANTE, Rua Guilherme Holz, 140, Bairro Bom Retiro (Fone: 3473 1041)  

GRUPO DIURNO - TERÇA-FEIRA - DIA 13/09
HORÁRIO: das 8h às 11h30min
LOCAL: PÓLO UAB/UFSC - Casarão Niemeyer, ao lado do Banco do Brasil

GRUPO DIURNO - QUINTA-FEIRA - DIA 15/09
HORÁRIO: das 8h às 11h30min
LOCAL: PÓLO UAB/UFSC - Casarão Niemeyer, ao lado do Banco do Brasil

Cada cursista deverá escolher uma dessas datas para participar, deixando o período noturno para aqueles que não puderem frequentar no diurno.

Até lá!
Formadoras Gládis e Mônica

Capacitação de professores

Segue abaixo o relato da professora de Informática Pedagógica da E.M. Pedro Ivo Vampos, Lourdes Grasel Barbosa, que ministrou uma capacitação sobre blogs para os professores de sua escola. Parabenizamos a iniciativa da professora, que desenvolve um excelente trabalho em sua escola.

 "A princípio a capacitação em blog foi proposto aos professores que tinham horas atividade a cumprir da greve e para repô-las faria-se esta capacitação à noite. Aceitaram bem a proposta, porém acharam muito cansativo trabalhar o dia todo e emendar mais um turno. Como gostaram bastante e sentiram que seria bom aprender a divulgar os trabalhos que desenvolvem com seus alunos no dia a dia na escola, como também usar os programas para divulgá-los, aceitaram fazer capacitação em serviço nas aulas atividade. Procurei então saber com os professores interessados, qual dia e aula/ atividade da semana que gostariam de agendar. Assim cada professor(a) agendou 1(uma) aula de capacitação a cada 15(quinze) dias. Mostraram-se bem interessados pelo fato de este blog ser colaborativo, embora os alunos ainda não tenham o hábito de selecionar artigos bons de interesse curricular da escola, mas criar esta cultuara também é um dos nossos objetivos. Como a estrura do blog já havido sido montada em blogs para cada ano, no primeiro momento da capacitação cada professor(a) adotou um ano e aprendeu a fazer o layout. No segundo momento mostrei como inserir gadgets para organizar jogos, sites de pesquisa e por último a fazer postagens de atividades. Parabenizo as coordenadoras da SEC, pelos cursos que ministraram aos professores de Informática Educacional das escolas, pois estes nos favorecem bastante para fazermos um bom trabalho junto aos alunos e professores. Seguem fotos da capacitação e o endereço do blog que já postei em conhecimento em rede http://atividadesempic.blogspot.com/

Abraço, Lourdes"


Relato do encontro do Grupo 01

Leia aqui o relato escrito pela professora Tatiane sobre a reunião no turno matutino realizada na E.M. Paul Harris.E aqui o relato do turno vespertino, escrito pelo professor Gilberto.