24 de ago de 2011

Curso A utilização da internet no processo de alfabetização

 Aula 2

Na aula de hoje a proposta foi o trabalho com histórias em áudio, como forma de estimular a imaginação e a criatividade das crianças.

Iniciamos com a leitura compartilhada do livro: É um livro ( It's a book) e, a seguir, a apresentação do trailer em vídeo, já publicado aqui no blog.


Sites sugeridos para ouvir e/ou baixar histórias em áudio:

Espaço Educar

Histórias infantis para baixar

Atividades práticas:

1 -Fazer download de algumas histórias
2 -Ouvir trechos de algumas histórias
3 -Ouvir a história completa " À beira da lagoa"
4 - Escrever um trecho da história que lhe chamou a atenção e ilustrar no Paint


Tarefa:

Utilizar uma historinha em áudio com os alunos e desenvolver alguma atividade de produção escrita. Descrever aqui no blog utilizando o sistema de comentários abaixo.

Confira abaixo alguas fotos de trabalhos dos alunos da professora Regina, das E.M. Saul Sant'Anna

6 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite pessoal!

Gostaria de comentar que foi muito interessante a experiência de utilizar uma historinha em aúdio com os alunos e através dela desenvolver uma produção escrita. Trabalhei de início com uma turma de 5°ano,quando expliquei que ouviríam uma história, faríam um relato sobre ela e a ilustraríam, deparei-me com a resistência de alguns alunos, que disseram:
-Ah! professora, ouvir historinha?!
Todos mudaram de ideia após o início da atividade e adoraram realizá-la.Foi muito bacana.
Quer saber a verdade, eu amei fazer essa atividade no curso e não foi diferente com os alunos.
Com os trabalhos de todas as turmas farei uma linda exposição.

Agradeço a Gládis pela oportunidade!

Regina de Fátima de Lucena

Anônimo disse...

Gostaria de comentar , que foi muito interessante trabalhar com as histórias em áudio. As crianças adoraram e ficaram muito concentradas nesse momento.
Com o 2º ano, trabalhei com a fábula: "A Lebre e a Tartaruga".Após ouvirem a história as crianças ilustraram um trecho que achou mais interessanbte, também montamos com o alfabeto móvel os nomes de alguns animais da fábula. Com o 3º ano também utilizei essa fábula, mas estes alunos, além de desenhar, escreveram um trecho do texto que mais gostou.
Já com os 4º e 5º anos, as fábulas utilizadas foram : "A cigarra e a Formiga" e " O Leão e o Golfinho".
Foi uma experiência maravilhosa. Todos participaram com muito entusiasmo. Pude perceber que a maioria dos alunos já conheciam o programa paint.
A única dificuldade encontrada, foi que os alunos tiveram que trabalhar em duplas ou trios na atividade, pois precisei utilizar a própria sala do apoio, já que não consegui marcar a sala de informática nesse período. Mas mesmo assim, valeu muito a pena. Adorei!

Professora Isabella Stocker Corrêa
E.M. Senador Carlos Gomes de Oliveira.
Apoio Pedagógico- Grupo 2

Marcia Francieli disse...

Ao trabalhar as histórias de áudio estimulamos nossos alunos a usar a imaginação e a criatividade.
Na semana passada tive a oportunidade de trabalhar com os alunos as histórias: Saci Pererê com os alunos do 2º ano e O gato de botas com os alunos do 3º e 4º ano. Após ouvir a história fizemos uma interpretação oral e usamos o paint para desenhar e descrever sobre o que mais foi interessante para cada um na história. Como fizemos no curso.
Foi interessante porque os alunos, ficaram concentrados e pensativos, tentando imaginar os lugares e os acontecimentos ocorridos nas histórias. O engraçado é que pelos desenhos e descrições observaram que imaginaram completamente diferente uns dos outros. Assim conversamos sobre as diversidades e respeito a opiniões contrárias as nossas.
Foi muito proveitoso!
Já baixei novas histórias da internet para uma próxima aula!
Obrigado pela oportunidade...
Marcia Francieli Bolda da Rocha

Anônimo disse...

A atividade proposta foi ouvir o audio da fábula: A cigarra e a formiga, assistir o video no Yotube, no paint fazer a ilustração e escrever o que mais lhe chamou a atenção.
Uma atividade que envolveu muita atenção, participação,comparação e criatividade.
Foi gratificante observar os alunos compenetrados na escuta, viajando na imaginação. Isso fica explicito na fisionomia do rosto de cada uma no registro das fotos tiradas no momento da atividade.
Enfim as atividades oferecidas aos alunos devem ser prazerosas, desafiadoras e que possibilite avanços significativos no processo ensino aprendizagem.
Escola Municipal Pauline Parucker
Professora: Eliane Mara
sala de Apoio

Anônimo disse...

Olá Pessoal!
Eu amei fazer a atividade de áudio com os alunos. Foi uma experiência muito significativa para mim e para os alunos também. Percebe-se o quanto é importante oportunizar o momento de ouvir. No entanto, é preciso salientar que este ouvir necessita ser direcionado para algo, coso cont`rário não é possível atingir a todos. exemplo: É preciso pedir para que ouçam e percebem quais animais participam da história, uma frase interessante que ouviu, uma palavra, instrumentos musicais, enfim....Como disse foi uma experiência que vale a pena continuar a utilizar como prática. As hist´[orias que trabalhei foram: A festa no céu. A galinha ruiva. A cigarra e a formiga.....Um forte abraço para a Gládis e todas as meninas do curso. JOciane

Anônimo disse...

Gostaria de comentar, que foi muito interessante o trabalho realizado com os alunos. Desde o primeiro momento que foi a pesquisa virtual das histórias que seriam trabalhadas, os alunos ouviram a narração da história e demonstraram muita atenção porque é uma prática pouco utilizada nas aulas. Após ouvirem a história ilustraram a mesma no papel, destacando a parte mais importante para eles. Em outro momento na sala de informática utilizaram o programa Paint para passar para o computador o que haviam desenhado no papel com a descoberta que se pode fazer o mesmo no papel e computador. Ficaram admirados com esta descoberta e comentaram das dificuldades em desenhar no Paint. A atividade foi sucesso!! Professora MAGALI - EMPJoaquim Félix Moreira