tag:blogger.com,1999:blog-3059352527058014220.post1743462024199392237..comments2023-10-20T05:53:21.558-07:00Comments on Núcleo de Tecnologia Municipal de Joinville: Curso A utilização da internet no processo de alfabetizaçãoNTM - Núcleo de Tecnologia Municipal de Joinvillehttp://www.blogger.com/profile/07227154033164612090noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-3059352527058014220.post-85495545421207372012011-09-21T06:47:41.428-07:002011-09-21T06:47:41.428-07:00Gostaria de comentar, que foi muito interessante ...Gostaria de comentar, que foi muito interessante o trabalho realizado com os alunos. Desde o primeiro momento que foi a pesquisa virtual das histórias que seriam trabalhadas, os alunos ouviram a narração da história e demonstraram muita atenção porque é uma prática pouco utilizada nas aulas. Após ouvirem a história ilustraram a mesma no papel, destacando a parte mais importante para eles. Em outro momento na sala de informática utilizaram o programa Paint para passar para o computador o que haviam desenhado no papel com a descoberta que se pode fazer o mesmo no papel e computador. Ficaram admirados com esta descoberta e comentaram das dificuldades em desenhar no Paint. A atividade foi sucesso!! Professora MAGALI - EMPJoaquim Félix MoreiraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3059352527058014220.post-82402284124111724392011-09-14T09:42:32.541-07:002011-09-14T09:42:32.541-07:00Olá Pessoal!
Eu amei fazer a atividade de áudio co...Olá Pessoal!<br />Eu amei fazer a atividade de áudio com os alunos. Foi uma experiência muito significativa para mim e para os alunos também. Percebe-se o quanto é importante oportunizar o momento de ouvir. No entanto, é preciso salientar que este ouvir necessita ser direcionado para algo, coso cont`rário não é possível atingir a todos. exemplo: É preciso pedir para que ouçam e percebem quais animais participam da história, uma frase interessante que ouviu, uma palavra, instrumentos musicais, enfim....Como disse foi uma experiência que vale a pena continuar a utilizar como prática. As hist´[orias que trabalhei foram: A festa no céu. A galinha ruiva. A cigarra e a formiga.....Um forte abraço para a Gládis e todas as meninas do curso. JOcianeAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3059352527058014220.post-61532205277488968342011-09-13T18:05:30.694-07:002011-09-13T18:05:30.694-07:00A atividade proposta foi ouvir o audio da fábula: ...A atividade proposta foi ouvir o audio da fábula: A cigarra e a formiga, assistir o video no Yotube, no paint fazer a ilustração e escrever o que mais lhe chamou a atenção.<br />Uma atividade que envolveu muita atenção, participação,comparação e criatividade.<br />Foi gratificante observar os alunos compenetrados na escuta, viajando na imaginação. Isso fica explicito na fisionomia do rosto de cada uma no registro das fotos tiradas no momento da atividade.<br />Enfim as atividades oferecidas aos alunos devem ser prazerosas, desafiadoras e que possibilite avanços significativos no processo ensino aprendizagem.<br />Escola Municipal Pauline Parucker<br />Professora: Eliane Mara<br />sala de ApoioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3059352527058014220.post-15286551986988600992011-09-13T16:19:42.456-07:002011-09-13T16:19:42.456-07:00Ao trabalhar as histórias de áudio estimulamos nos...Ao trabalhar as histórias de áudio estimulamos nossos alunos a usar a imaginação e a criatividade. <br />Na semana passada tive a oportunidade de trabalhar com os alunos as histórias: Saci Pererê com os alunos do 2º ano e O gato de botas com os alunos do 3º e 4º ano. Após ouvir a história fizemos uma interpretação oral e usamos o paint para desenhar e descrever sobre o que mais foi interessante para cada um na história. Como fizemos no curso.<br />Foi interessante porque os alunos, ficaram concentrados e pensativos, tentando imaginar os lugares e os acontecimentos ocorridos nas histórias. O engraçado é que pelos desenhos e descrições observaram que imaginaram completamente diferente uns dos outros. Assim conversamos sobre as diversidades e respeito a opiniões contrárias as nossas.<br />Foi muito proveitoso!<br />Já baixei novas histórias da internet para uma próxima aula!<br />Obrigado pela oportunidade...<br />Marcia Francieli Bolda da RochaMarcia Francielihttps://www.blogger.com/profile/06107275157988348439noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3059352527058014220.post-12628768551788545182011-09-13T12:05:26.603-07:002011-09-13T12:05:26.603-07:00Gostaria de comentar , que foi muito interessante ...Gostaria de comentar , que foi muito interessante trabalhar com as histórias em áudio. As crianças adoraram e ficaram muito concentradas nesse momento.<br />Com o 2º ano, trabalhei com a fábula: "A Lebre e a Tartaruga".Após ouvirem a história as crianças ilustraram um trecho que achou mais interessanbte, também montamos com o alfabeto móvel os nomes de alguns animais da fábula. Com o 3º ano também utilizei essa fábula, mas estes alunos, além de desenhar, escreveram um trecho do texto que mais gostou.<br />Já com os 4º e 5º anos, as fábulas utilizadas foram : "A cigarra e a Formiga" e " O Leão e o Golfinho".<br />Foi uma experiência maravilhosa. Todos participaram com muito entusiasmo. Pude perceber que a maioria dos alunos já conheciam o programa paint.<br />A única dificuldade encontrada, foi que os alunos tiveram que trabalhar em duplas ou trios na atividade, pois precisei utilizar a própria sala do apoio, já que não consegui marcar a sala de informática nesse período. Mas mesmo assim, valeu muito a pena. Adorei!<br /><br />Professora Isabella Stocker Corrêa<br />E.M. Senador Carlos Gomes de Oliveira.<br />Apoio Pedagógico- Grupo 2Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3059352527058014220.post-69599032476109741922011-08-29T17:24:11.893-07:002011-08-29T17:24:11.893-07:00Boa noite pessoal!
Gostaria de comentar que ...Boa noite pessoal!<br /> <br /> Gostaria de comentar que foi muito interessante a experiência de utilizar uma historinha em aúdio com os alunos e através dela desenvolver uma produção escrita. Trabalhei de início com uma turma de 5°ano,quando expliquei que ouviríam uma história, faríam um relato sobre ela e a ilustraríam, deparei-me com a resistência de alguns alunos, que disseram:<br /> -Ah! professora, ouvir historinha?!<br /> Todos mudaram de ideia após o início da atividade e adoraram realizá-la.Foi muito bacana.<br /> Quer saber a verdade, eu amei fazer essa atividade no curso e não foi diferente com os alunos.<br /> Com os trabalhos de todas as turmas farei uma linda exposição.<br /><br /> Agradeço a Gládis pela oportunidade!<br /><br />Regina de Fátima de LucenaAnonymousnoreply@blogger.com