1 – Utilização do Programa WOBOOK (aprendendo a publicar um livro online). A atividade da aula anterior (história em sequência) será publicada nesta ferramenta.
3 – Exploração do site – www.pragentemiuda.org
4 - Pesquisa no Google Imagens - Layouts de Brinquedotecas.5 - Em duplas e utilizando o Word/Writer, elaborar planejamento para construção de uma Brinquedoteca - no CEI ou na sala de aula. Escolher forma de publicação das atividades realizadas pelas crianças na Brinquedoteca.
6 - Envio do planejamento, anexado, para: secjoinville@gmail.com
8 comentários:
Boa Tarde
Achei as visualizações dos Layouts das Brinquedotecas o máximo. Vi que também podemos adaptar espaços pequenos ou grandes para construí-las. Na unidade que trabalho atualmente, não tem espaço físico suficiente. Até mesmo na sala de aula fica complicado, pois é um CEI bem antigo, com salas pequenas.
Mais valeu a dica e a pesquisa, assim pude passar mais um tempinho aprimorando conhecimentos com as tecnologias.
Fabiana Carla T. Sales
Boa noite...Achei muito interessante os tipos de brinquedotecas que podemos montar, tanto os modelos quanto os que já existem em CEIs. No CEI em que trabalho o espaço é grande porém não temos uma sala disponível para montarmos uma brinquedoteca. Com isso, eu e minha colega de sala montamos "cantinhos" na nossa sala onde as crianças podem escolher o que querem brincar. Fizemos o cantinho dos carrinhos, das telecomunicações, da casinha, dos jogos, das bonecas Polly e dos bonecos. Gostei muito de dia de curso pois podemos ver que independente do espaço, nós podemos sempre adaptá-lo para um bom trabalho pedagógico com as crianças.
Um espaço como a brinquedoteca é um ambiente que possibilita ricas vivências, pois neste meio a criança poderá fazer escolhas, poderá expressar seu conhecimento de mundo, ampliar este conhecimento e criar utilizando as diversas possibilidades que um ambiente organizado desta forma oportuniza. Contudo, é importante ressaltar que para a criação deste ambiente não basta apenas a criatividade do professor, pois nem todas as instituições têm a estrutura necessária para que o educador tenha essa possibilidade de organização em sua sala, ou de um espaço coletivo na instituição. Para concretizar o plano de uma brinquedoteca, o professor precisa ou utilizar materiais como sucatas, que precisam de reformas constantes, ou de parcerias com a comunidade e comércios locais. Ou seja, infelizmente a construção desse importante espaço educativo, dependendo da realidade em que a instituição encontra-se, implica muitas dificuldades e desafios.
Mariana Tsuchida Zanfra Dutra
Gostei muitra das dicas de hoje. Obrigada, professoras! Com certeza, serão de muita valia.
Carmen
FOI MUITO BOM APRENDER A UTILIZAR OS RECURSOS DISPONÍVEL NA INTERNET, PARA A MELHORIA DA PRATICA PEDAGOGICA, O CURSO VEM ME SURPREENDENDO A CADA DIA COM OS NOVOS CONHECIMENTO QUE VENHO ADQUIRINDO, PARABENS AS PROFESSORAS E OBRIGADA. LAURA SERPA
Dia sensacional!
Aprendemos muito hoje. As dicas são sempre importantes. Valeu, vamos em frente!
Abraços
Telma
A Algum tempo pensei em revitalizar nosso solário e agora com esse encontro, ampliei minha ideia e penso em fazer cantos em nossa sala para possiblitar novas situações de aprendizagem e brincadeiras para meus bebês.Obrigada pela oportunidade de trocar ideias e experiencias. Isso é essencial para a nossa profissão.
Bom dia,
já conhecia os espaços diferenciados dentro das salas de aulas, e é um desejo e sonho podermos oferecer isso para as crianças. É claro que para as escolas rurais e menores, precisamos idealizar, sonhar e montar com os materiais que temos pois, os recursos são poucos, mas, não é impossível.
Elaine
Postar um comentário