segunda-feira

Reunião de troca de experiências do Grupo 03


 PAUTA DO 1º   ENCONTRO DE PROFESSORES DAS
SALAS DE INFORMÁTICA PEDAGÓGICA

08/04/2011

1.      Vídeo:  Novas tecnologias , novos modos de ensinar, novos modos de aprender.
2.      Reflexão sobre O que o nosso aluno espera das aulas na sala de informática pedagógica? Como podemos contribuir para agregar conhecimentos ricos e funcionais ao aluno?
3.      Levantamento das expectativas para os próximos encontros – minioficinas
a)     Instalação dos computadores em rede do MEC.
b)     Minioficina de livro virtual (wobook) Prof Lourdes
4.      Troca de experiências. http://infoeducacionalpedroivocampos.blogspot.com/
Objetivo: Oportunizar ao professor da sala pedagógica informatizada mais idéias para as aulas;
5.      Demonstração de Banco de Ideias:
·         projetos e atividades dos blogs das escolas,
·         material para trabalhar com alunos nas aulas de reforço de aprendizagem,
·         dicas de planejamentos – Oito Jeitos de Mudar o Mundo e Alimentação Equilibrada.
·         Outros colegas apresentam suas idéias.
6.      Video: As Mudanças da Geração Y.
Contribuições de Elaine Alves Pinto Arantes, Luciani Campestrini, Lourdes Grasel Barbosa, Monica Schuler Menslin e Ivan, Vania Mara Piccoli Uller, Solange Fatima Betti Wilbert

 ATA DA REUNIÃO
Local: E.M. Gov. Pedro Ivo Campos
Turnos: Vespertino 14:00 às 17:30
Professora de Informática Pedagógica: Lourdes Grasel Barbosa
1º Momento
A professora Lourdes Grasel Barbosa deu início ao encontro de estudos do grupo 03 com a apresentação dos professores presentes: Elaine Alves Pinto Arantes, Lourdes Grasel Barbosa,  Vania Mara Piccoli Uller e Solange Fatima Betti Wilbert.   Após a apresentação assistiu-se ao vídeo: Novas tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender http://www.youtube.com/watch?v=1iDhagwKvp0  mostrando a evolução da Internet 1.0 (pouco interativa e comercial), 2,0 (Construção coletiva do conhecimento) e a vindoura 3,0 (Semântica). O qual gerou uma reflexão e discussão entre o grupo sobre  nossa prática pedagógica e o uso adequado da WEB 2.0. Em seguida, a Professora Supervisora da SE, Gladis Leal dos Santos, deu continuidade com as informações e avisos da supervisão. 

Intervalo para o café

2º Momento
Seguindo a pauta, os professores compartilharam experiências vivenciadas e trabalhos desenvolvidos nas respectivas escolas em que trabalham o que enriqueceu e oportunizou aos professores da sala pedagógica informatizada mais idéias para as aulas. Foi apresentado o blog da Informática Educacional da E.M.Gov.Pedro Ivo Campos  http://infoeducacionalpedroivocampos.blogspot.com/  do qual surgiu a idéia do grupo de fazer no próximo encontro  mini-oficinas  de wobook, de slideshare e toondoo, programas para publicação de trabalhos, ministradas pela professora Lourdes e o grupo precisa de outro professor(a) para uma  mini-ofina com conhecimento em rede Linux
 


Para finalizar, o grupo agendou o próximo encontro: 

Dia : 03/06/2011 – Sexta-feira
Turnos: Matutino e Vespertino
Horário: 8h às 11:35 – 14h às 17:30
Local: E.M.Gov. Pedro Ivo Campos
Obs.: Como o grupo de professores no primeiro encontro foi bastante reduzido, outro professor(a) que quiser oferecer o laboratório da escola em que trabalha também será bem vindo.

Parabéns às professoras presentes ao encontro e em especial à professora Lourdes pela recepção ao grupo. Como a data da próxima reunião já foi definida, acreditamos que a próxima reunião terá um número bem mais expressivo de participantes. Solicitamos que os presentes, utilizem o espaço de comentários abaixo para fazer uma avaliação da reunião e os professores que não puderam participar justifiquem sua ausência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de deixar um abraço a todas as professoras que estiveram presente em nosso encontro no turno vespertino, e dizer que este espaço conquistado para troca de experiência deve ser valorizdo, pois com ele aprendemos e repassamos o que já conhecemos.
Nosso encontro do dia 08/04 foi muito bom, porém ficará ainda melhor se no dia 03/06 poderemos contar com mais colegas.
Solange - E.M.V.J.R