sexta-feira

Encerrando o curso " Ferramentas Web 2.0 na educação"



 Estamos encerrando o nosso curso. Aprendemos a utilizar uma série de ferramentas da Web 2.0.Você lembra de todoas? Vamos recordar?

Mapas conceituais ou mapas mentais: www.mindomo.com
Criação de histórias em quadrinhos: www.pixton.com  ,  www.toondoo.com , www.maquinadequadrinhos.com.br
Criação de e-mail: www.gmail.com
Clássicos das Histórias Infantis: www.youtube.com
Criação de Narrativas e Publicação: www.wobook.com
Produção de Jornal Informativ:  www.letterpop.com
Criação de Cartazes virtuais:www.glogster.com

Além disso, lemos e discutimos textos, construímos seqüências didáticas e aplicamos junto aos alunos em nossas escolas a utilização de mapas conceituais, assistimos a vídeos no youtube, conhecemos o novo gênero textual (e-mail),  estudamos as carcterísticas do gênero histórias em quadrinhos, analisamos  e criamos narrativas, discutimos a respeito das orientações para as pesquisas escolares, nos cadastramos na rede social Conhecimento em Rede  e visitamos outros blogs ou sites educacionais com uma série de boas idéias relativas ao uso pedagógico das tecnologias na escola:

Agradecemos a dedicação e a persistência de todos que concluíram o curso. Sentiremos saudades, mas  temos a certeza de que os novos saberes construídos aqui serão muito bem aproveitados em suas escolas através do incentivo e exemplo de vocês.
Agora é hora de cada um pensar em sua trajetória nestes nossos encontros, desde o início até este momento e fazer uma autoavaliação de sua participação e também uma avaliação do curso.




15 comentários:

André Luis disse...

"Se você desenvolve os hábitos do sucesso, você fará do sucesso um hábito."
(Michael E. Angier)


Quando acontecer um intercâmbio entre os professores das salas informatizadas as lacunas serão fechadas e os problemas amenizados em relação aos professores e as máquinas.

Unknown disse...

Foi ótimo todos esses dias de curso de informática educacional.
Estou voltando para minha escola cheia de idéias e com muita vontade de transmitir aos meus colegas e alunos tudo o que nos foi passado.
Agradeço a Monica pela dedicação.
Espero que haja sempre a troca de experiências e cursos na area de informática. Obrigada.

Unknown disse...

Todos os cursos que participei em tecnologias da educação com as dedicadas e competentes supervisoras de informática da SEC, foram muito significativos e importantes para a minha atuação como supervisora na escola. Mesmo conhecendo alguns recursos apresentados no curso, ainda aprendi e revi muita coisa útil para utilizar na escola.
Os momentos de reflexão e pesquisa propiciados pelo curso, fazem com que mudemos a nossa postura. Uma busca constante de informações e novas tecnologias farão da aprendizagem dos alunos mais prazerosa e significativa.
Valeu Mônica, vou sentir saudades desses momentos de trocas e conhecimentos.

Anônimo disse...

Com certeza o curso foi muito proveitoso, pois como estou iniciando o trabalho na sala informatizada, as dúvidas são muitas e a troca de experiências com outros professores é valiosa.
Agradeço o empenho da equipe e em especial à Mônica pela oportunidade.
Vania

Anônimo disse...

Este curso abriu um leque de novos conhecimentos e muitas possibilidades para melhorar o ensino, tornando-o mais atrativo e significativo para os alunos.
Agradeço o empenho e paciência da professora Gladis, que soube conduzir o curso de maneira motivadora que nos permitiu continuar até o final.
Verônica E.M. valentim joão da Rocha

Anônimo disse...

Foi muito bom toda esses encontros,adquir muitos connhecimentos novas.
A troca de idéias foram maravilhosas e gratificantes.
Pude levar para os professores da escola todas essas idéias que apredendemos nesse curso.
Agradeco todo empenho e dedicação de toda equipe.
Valeuuuuuuuu!!!!
E.M.Profº Edgar M. Castanheira.
profª: Mericiana

Anônimo disse...

Nós gostamos demais de todas as ferramentas apresentadas. Tudo o que foi estudado tem grandes possibilidades de aplicação. Enfim um curso que encaminha para a prática de maneira simples.A sala de informática passa a ser um local de fácil acesso.

Sirlene e Ronaldo - EM Joao Costa

Anônimo disse...

Estes encontros foram de grande proveito, pois fez com que até o parecia algo simples, como a pesquisa na internet, tem uma maneira correta de fazer, para que seja mais focada e de maior proveito para o aluno.
Outro ponto importante é que fazer com que os alunos vejam as ferramentas de web 2.0 não somente como diversão, mas també mcomo uma ferramenta educacional e também de busca de conhecimento.
André Luís Vieira
E.M. Emílio P.R. Hardt

Anônimo disse...

Certamente participar do curso foi desafiador e ao mesmo tempo muito proveitoso. As incertezas surgiram a todo instante, mas o conhecimento foi muito significativo, principalmente pela forma como foi conduzido. Parabéns pelo empenho e dedicação.
Sileni-
E. M.Emílio P. R. Hardt

Anônimo disse...

Todas as ferramentas usadas no curso foram muito bem exploradas pela tutora que demonstra ótimo conecimento no uso dessas ferramentas. Outro fator importante bem explorado foi o uso das tecnologias no dia-a-dia da escola.
Como cursista pude vivenciar novidades interessantes para o efetivo trabalho na escola.
Agradeço a tutora Gladis pela importância do curso ministrado.
Claudia R Mauricio
E M V Curt Alvino Monich

Anônimo disse...

Avaliação do Curso:
As ferramewntas apresentadas são de excelente qualidade. Ajudam a despertar a criatividade dos alunos e a interação com o conhecimento e como disponibilizá-lo para o mundo. As atividades foram importantes para exercitar as funções e aprimorar nossas habilidades e preparar-nos para o trabalho no laboratório.

Lamento ainda não poder colocar em prática todo o conhecimento adquirido.

Auto Avaliação: Procurei absorver o máximo dos conhecimentos apresentados, buscando entender como cada ferramenta funcionava e novas funcionalidades e jeitos de fazer diferente. Aprendi sobre mapas conceituais e estou utilizando nas aulas de Geografia que ministro em sala. Sempre busquei interagir com os colegas, seja lado a lado ou virtualmente através do ning.

Espero em breve novos cursos para aprimorar ainda mais meus conhecimentos e interagir com as professoras e colegas.

Grato! Maicon
EM Luiz Gomes

lu disse...

Este curso foi muito interessante, pois aprendemos como utilizar diversas ferramentas na escola, para tornar-mos nossas aulas mais ricas e mais dinâmicas. Realmente acredito que poderemos começar a ter uma verdadeira mudança nas aulas.

Unknown disse...

Adorei todas as ferramentas apresentadas, principalmente porque vem contribuir de forma direta para a nossa prática na sala informatizada. As ferramentas apresentadas são de fácil manuseio para os alunos, apresentando recursos visuais extremamente atrativos e diversificados.
Como sugestão, fica a ideia de toda vez que houver capacitação, convidar sempre um professor diferente da escola para que haja uma maior aproximação com as tecnologias e, consequentemente, enriquecimento da prática pedagógica.

maria gorete disse...

Avaliação do curso ferramentas web 2.0

Todo curso traz aprendizagem, mas este em especial trouxe algo mais. Permitiu que nos "libertasse" diante de tabus em relação as tecnologias na educação.
Os encontros estavam bem planejados e traziam novidades para aplicabilidade no nosso trabalho.
A tutora sempre paciente com as nossas limitações, pois além do programado nos auxiliava com detalhes que não sabíamos fazer.

Maria Gorete M.M.Silva e Marilisa de Oliveira Costa Roos Escola Municipal Professor Bernardo Tank.

Anônimo disse...

O curso de tecnologia e informática (ferramentas web 2.0 ) me fez ter um novo olhar para o uso da técnologia em sala de aula, pois hoje em meio a tantas informações num mundo totalmente virtual se faz necessário estarmos nos capacitando para acompanharmos esta diversidade e orientarmos nossos alunos quanto ao uso educativo destas ferramentas.Durante o curso posso afirmar que sofri uma verdadeira alfabetização computacional pois foi através dele que aprendi o uso educativo da tecnologia.
Gilmar Francisco de Oliveira/ E. M. Saul Sant'Anna de Oliveira Dias