quinta-feira

Encerramento e avaliação do curso PAAD


É com grande satisfação que encerramos hoje os seminários do curso PAAD com ótimas apresentações de projetos prioritários feitas por vocês, queridos companheiros. Foram duas semanas de curso com muitos trabalhos, reflexões, leituras, discussões e conhecimento de novos recursos digitais para o planejamento dos projetos. Assim, cheios de novas idéias, vocês retornaram às escolas em busca de parceiros para identificar e dignosticar uma turma e dar início ao desenvolvimento do projeto.

Após três semanas, voltamos a nos encontrar para a realização dos seminários. Foi uma semana cansativa, mas muito produtiva, em que pudemos ver o comprometimento do grupo, profissionais que buscam crescer e melhorar sua prática e que sabem compartilhar conhecimentos de forma generosa. Parabéns a todos!


Utilizem o espaço de comentários abaixo para sua avaliação sobre este curso.

Aguardamos vocês em nosso próximo curso sobre Uso de vídeos na Educação.

18 comentários:

Marilena disse...

Olá,
Terminamos este curso e com certeza saímos com uma grande bagagem... foram sites que conhecemos, ferramentas novas para aplicar com os alunos, novos blogs para estudo e pesquisas e ainda tantos projetos apresentados para enriquecer nossa prática. São momentos assim, dessa troca que precisamos para crescermos.
Valeu!!!
Marilena.

solreis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

Gostei muito dessa nova etapa do PAAD, com muito proveito, com certeza a apresentação dos projetos nos alimentou com muitas idéias, as quais vão se refletir em nosso trabalho na escola.
Um abraço a Edla, Mônica e Gládis!
Já estou na expectativa do próximo curso!

LEILA disse...

Desde que coordeno a sala de informatica pedagógica, de todos od cursos que fizemos, este foi um dos melhores, passamos de ouvintes para colaboradores, através da troca de experiencias. espero que possamos compartilhar mais vezes nossas experiencias para sabeer se estamos indo no caminho certo. Valeu. leila

solreis disse...

Este curso foi muito significativo para minha aprendizagem , por não ter sido de forma mecanicista abordando somente aulas de como usar a maquina ,mas ao contrario na medida em que ocorre a compreensão sobre a prática e sobre um novo referencial pedagógico, que incorpora as salas informatizadas pedagógicas no seu cotidiano, se evidenciam as mudanças de postura e de concepções. Compreendemos a necessária superação do trabalho fragmentado no interior da escola ao compartilhamento das vivências práticas e teóricas entre as diferentes equipes participantes, favorecendo o diálogo interinstitucional por meio da tecnologia em rede.Adorei a troca de idéias ,o pensar e refletir em conjunto, as dicas e todos os sites e ferramentas que serão úteis aos novos projetos .
Parabéns Gladis ,Monica e Edla pelo excelente curso .Que agosto chegue rapidinho.

Cristiane Bachel disse...

Esta etapa de apresentações foi muito importante para todos, conhecemos novas ferramentas, trocamos experiências, aprendemos uns com os outros. Isto de fato é um diferencial tanto para o professor quanto para o aluno, podendo assim, melhorar cada vez mais a qualidade do ensino, nos comprometendo não só com o ensinar, mas também com o aprender.

Abraços...

Cleide disse...

Mais uma vez tivemos a certeza que não estamos sózinhos na realização de atividades de nossa prática pedagógica, contamos com a ajuda de nossos colegas de trabalho e principalmente de vocês Edla, Mônica e Gladis. Essa semana como as outras foi muito bem aproveitada, pois tivemos mais uma vez a oportunidade de trocar idéias, sugestões, opiniões e esclarecimentos.

Até o próximo encontro.

Abraços

Cleide

E M João Bernardino da Silveira Junior disse...

Adorei todas as etapas do curso embora a ultima foi o resultado do andamento das anteriores, foi muito legal principalmente do resultado de todas as apresentações. Creio que todos como eu saiu com muitas informações e diversidade de projetos que podemos realizar.

Abraços a todos os colegas

Paola H. S. Gomes disse...

Recebi um e-mail nesta semana com um texto* que encaixa nesta avaliação:
“Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar 'seus gaps'...Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.”, e foi isto que aconteceu. Edla, Mônica e Gládis nos deram a oportunidade de mostrar o que estamos fazendo e de refletir sobre a nossa prática.
No primeiro dia da semana tivemos mais uma tarde para rever o nosso projeto e no dia seguinte iniciamos as apresentações. Foram apresentadas idéias novas e muitos conhecimentos reformulados.
No segundo dia parecia que a turma estava em Brainstorming (chuva de idéias). Foi muita adrenalina.
Já no terceiro e quarto dias todos já pareciam cansados, mas reformulamos o as informações adquiridas e não perdemos o foco. Todos prestaram atenção do início ao fim.
Há ainda muita coisa para ser esclarecida. Todos temos dificuldades para encontrar a melhor maneira de sanar as dificuldades de nossos alunos.
Acredito que as necessidades dos educandos só serão sanadas quando os professores estiverem convictos da sua conduta e da metodologia aplicada.

*Texto:”Será que você é substituível?” (sem indicação do autor)

Roberto Silva disse...

O curso foi muito bom, principalmente a etapa da apresentação dos projetos. O curso foi altamente proveitoso.

Obrigado!

Tiago disse...

Deixo aqui os meus agradecimentos à todos aqueles que me proporcionaram momentos de aprendizado, seja em forma de reflexão quando foram expor sua opinião e/ou sugestão, seja nas apresentações dos projetos, pois é desta forma que conseguimos interagir e/ou trocar idéias e experiências afim de crescermos intelectual e profissionalmente.
Ferramentas da web 2.0 antes desconhecidas por mim, agora poderão serem úteis no desenvolvimento de trabalhos na escola e são esses cursos que fortalecem nosso trabalho na escola.

Um Abraço à todos!
Profº Tiago

Anônimo disse...

Realmente foi uma semana cansativa, porém muito produtiva. Aprendemos tantas coisas que às vezes elas se misturam no nosso "sistema de arquivos". Mas, nada que um clic no botão correto não solucione. Agora, é começar a usar essas ferramentas e fazer da nossa escola um lugar onde estudar se torne um prazer. Valeu meninas, vocês merecem os parabéns!!! Marcia

Edson Luiz De March disse...

Partindo da premissa " amamos o que conhecemos" esses encontros marcaram
profundamente,ampliaram os horizontes
balizaram nossas ações, multiplicaram
as sugestões, que irão nortear os
projetos no nosso contexto escolar.
abraço fraternal. hoje e sempre profº Edson

Anônimo disse...

Olá meninas !

Valeu a pena. Até que enfim a teoria
veio associada a prática. Quem derá muitos se espelhem em vocês antes de ministrar um curso. Obrigada e até mais. Já estou ansiosa para o próximo encontro...
beijos
Sônia Regina

Nádia disse...

Em nosso dia-a-dia na escola, precisamos otimizar o uso do tempo em cada aula, para que o aluno adquira o máximo de conhecimento possível.
Precisamos para isto, usar os recursos disponíveis na internet, que possam ter algum fim educacional, a nosso favor.
O curso, além de nos mostrar algumas novas ferramentas da web 2.0, nos permitiu conhecer o trabalho de colegas de outras escolas, onde pudemos ver o quanto a sala de informática pedagógica pode auxiliar na aquisição do conhecimento de nossos educandos.
Parabéns pelo investimento em nossa capacitação!

Doce Magia de Viver e ensinar disse...

Bem, em particular, esse curso foi de extrema importância para minha aprendizagem. Já que este, é o primeiro ano que estou trabalhando como profª coordenadora do laboratório de informática. As ferramentas da Web 2.0, os sites que antes desconhecia, com certeza passarão a fazer parte de projetos a serem aplicados na escola. Outro ponto forte do curso foram as apresentações dos projetos, que com certeza contribuíu muito para minha prática e assim, buscar resultados mais satisfatórios para a construção do saber de nossos alunos.

Parabéns a vocês e muito obrigado!
Judit

Antonia Vieira disse...

Os cursos oferidos têm enriquecido nossa prática pedagógica; este especificamente foi uma troca de experiência muito interessante entre os participantes.
Na Informática Instrumental e Pedagógica existem milhares de recursos a serem explorados tanto pelos alunos quanto pelos professores, portanto é muito importante a capacitação que está acontecendo frequentemente.

Obrigada pelo investimento.

Anônimo disse...

EM ProfªMª Regina Leal

Tudo o que nos traz conhecimento, nos faz também crescer. E crescimento é sempre bom.
Penso que, se nós adultos viajamos com a proposta da nossa rádio, imagine o que não irão fazer os nossos alunos.
Beijos e obrigada.

Jaqueline