quarta-feira

Fórum de discussão

Os fóruns de discussão são espaços de comunicação assíncrona, onde os participantes conversam sobre assuntos específicos, trocam informações, compartilham experiências e dúvidas que são repondidas pelos colegas, refletem e aprendem colaborativamente.

Há vários espaços na web onde podemos participar de fóruns destinados aos educadores. Hoje, vamos visitar dois deles: o Portal do Professor e o Portal Educarede. A tividade proposta consiste em participar de um dos fóruns num destes dois portais. Para participar dos fóruns você deverá ser cadastrado no portal. Faça seu cadastro, se necessário, depois visite os fóruns. Escolha o asssunto que mais lhe interessa, leia as postagens já existentes e, depois, participe do debate. Lembre-se de que você está chegando agora, então, primeiramente, presente-se aos colegas e contribua com sua opinião, pergunta, reflexão sobre o tema em questão.

Depois disso, responda aqui no sistema de comentários em qual portal você se cadastrou, de qual fórum participou e por quê. Quais suas impressões sobre as discussões que estão acontecendo neste fórum?

45 comentários:

Anônimo disse...

Me cadastrei e acessei o educarede. Interessante o texto da Internet na escola. Pena que na escola que trabalho até datashow tem, mas internet...nada!!! quem sabe... O curso está sendo muito bom e creio ainda no ensino informatizado como prioridade no mundo atual.
Beijos
sônia regina vicenzi

Anônimo disse...

Acessei o Portal do Professor e participei do forum sobre Webquest: estratégias de pesquisa orientada e aprendizagem em rede. Poder trocar informações sobre o que pensamos em relação a determinado assunto podendo discutir com outros em uma rede em formação. A discussão nesse fórum é sobre o uso das Web quest no contexto escolar, com tem sido vista pelos educadores do Brasil todos e como essa ferramenta pode ser útil para que nossos alunos se apropriem de novos conhecimentos.

Kátia Daniella disse...

Escolhi o Portal do Porfessor - forum Suporte ao Linux Educacional.
Neste forum específico vejo um povo que acredita na magia do software livre, e que busca a colaboração mútua para o aperfeiçoamento pessoal.

Aline disse...

Me cadastrei no Portal do Educarede, participando do fórum sobre educação infantil, que por muito tempo foi meu campo de atuação profissional. É muito interessante encontrar pessoas dos mais diversos lugares e trocar experiências, compartilhando idéias e nos fazendo refletir sobre a prática do dia-a-dia.

Aline

Nádia disse...

Aqui em nossa sala participamos do fórum "internet" na escola, o texto que li - professor 2.0, me trouxe novas informações sobre a amplitude de ferramentas que podemos utilizar em nossas aulas.

Vantagens para uso pedagógico deste recurso:

Estamos amadurecendo a idéia de que a maior vantagem das ferramentas web 2.0 seria sua possibilidade de "interação"! Nossos alunos precisam fazer parte do processo como indivíduos ativos da construção do seu conhecimento.

Nádia

Anônimo disse...

Participei do fórum intenet na Escola, achei interessante o texto e também os comentários, uma vez que os mesmos mostram realidades diferentes em todo o nosso país, concluo que existem realidades diferentes, mais também que podemos fazer o melhor de acordo com a nossa própria realidade.

Gildo disse...

Participei do fórum intenet na Escola, achei interessante o texto e também os comentários, uma vez que os mesmos mostram realidades diferentes em todo o nosso país, concluo que existem realidades diferentes, mais também que podemos fazer o melhor de acordo com a nossa própria realidade.

Anônimo disse...

Foi muito interessante participar do forum internet na escola, assim como deve ser muito interessante para os alunos participarem de fóruns sobre conteúdos diversos e a utilização de recurso como web torna-se importantíssimo.

Ana Paula Bauer Domingos disse...

Participei do fórum "Internet na Escola" do Portal Educarede.
O texto que li falava do uso da tecnologia na escola.
Acredito que é importante o professor estar preparado para o uso da tecnologia senão pouco ela adianta na escola.
É isso que estamos fazendo nesse curso aprendendo e conhecendo as novas possibilidades do uso da internet nas escolas.
O forum é um recurso excelente para ser usado com os alunos.

BLOGANDO COM VOCÊ disse...

Mas como sabê-lo se não fazê-lo, pois não é mesmo?
Então mãos a obra.
Estou adorando o curso....

Anônimo disse...

Oi Gladis boa tarde (FEFE)
estive no Portal do Professor
me inscrevi, fiz minha apresentação e e fiz uma pergunta no LINUX EDUCACIONAL como posso e se posso fazer uma rede com termininais burro no sistema Ubunto.
estou espreando resspontas.
abçs

Christiane Lussoli disse...

Considerando a enorme quantidade de informações que a internet nos proporciona, devemos procurar meios e estrátegias para utilizá-las na educação de modo que aproveitar ao máximo estes benefícios.

Sandra disse...

Gostei muito de ter participado do forum no site do Educarede.
Dar essa oportunidade a todos de conhecer e participar da construção do conhecimento tecnológico é, além de justo, fundamental para o crescimento intelectual.

Cristiane disse...

Acessei o Educarede. Li o texto professor 2.0 e achei muito interessante. Acredito que o forum é muito importante para a troca de idéias e experiências. Faz com que o professor reflita sobre a sua prática pedagógica. Para tanto, acredito que ainda é uma ferramenta pouco conhecida entre os professores, principalmente aqueles que ainda possuem resistência às tecnologias.

Anônimo disse...

Participei do fórum Formação na Escola dentro do Portal do Professor. Achei interessante a vontade dos professores em se atualizarem e buscarem novas técnicas para sua atuação na sala de aula, muitas verzes utilizando os próprios colegas como palestrantes. Marcia Domingues.

Marlene e Mara disse...

A melhor forma de aprendizagem, resulta de uma ação em parceria, onde alunos e professores aprendem juntos, através do desenvolvimento de atividades que sejam significativas e que despertem o interesse e o prazer do aluno.

solreis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
charlin disse...

Cadastrei-me no educare e no portal do professor, participei do forum de Projetos e Aprendizagem e Tecnologias Digitais.São ótimas as postagens de comentários, pois surgem idéias para se desenvover por conseguinte.
Infelizmente, ainda encontramos resistências de alguns professores sobre a nova realidade escolar, muitos estão perto de terminar suas atividades por tempo de serviso, outros concursados não querem se aperfeiçoar, e assim, torna-se difícil o processo de educação tecnológica.

Anônimo disse...

Participei do forum de formação na Escola. Fizemos o cadastro no Portal do professor e Educare.Gostei muito,foi uma experiência nova para mim, pois não tinha audacia de participar antes ou fazer esse cadastro. O curso esta sendo ótimo faz com que tenhamos novos conhecimentos.

Mariana

E M Dom Jaime disse...

Escolhemos o portal do professor...forum sobre webquest por acreditarmos que esta eh uma ferramenta q deve ser usada pedagogicamente em nossas escolas por se tratar de um recurso mais simples e acessivel para dinamizar as aulas utilizando a internet.

Fabia e Neusa

Anônimo disse...

oi Gladis estou de volta. (FEFE)
para complementar sobre o comentário sobre o forum, Linux educacional, foi porque eu estou necessitado de algumas respostas que a secretaria de educação(suporte técnico)ainda não me deu,e pelo que deu para perceber o pessoal que participa neste foprum é bem colaborativo. e espero obter as respostas e solucionar meu problema.
e o legal é que os jovens eles respeita os iniciantes pelo que eu li.
abçs
luiz Fernando Thomazelli

Anônimo disse...

oi Gladis estou de volta. (FEFE)
para complementar sobre o comentário sobre o forum, Linux educacional, foi porque eu estou necessitado de algumas respostas que a secretaria de educação(suporte técnico)ainda não me deu,e pelo que deu para perceber o pessoal que participa neste foprum é bem colaborativo. e espero obter as respostas e solucionar meu problema.
e o legal é que os jovens eles respeita os iniciantes pelo que eu li.
abçs
luiz Fernando Thomazelli

solreis disse...

Entrei no site do educarede e portal do professor . No educarede li o texto sobre "Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais"
participei do forum e penso que novas idéias surgirão apartir deste excelente curso.No Portal do Professor naveguei a observei os varios cursos online disponiveis para os educadores onde deveriamos aproveitar para abrir horizontes e mentes.

Anônimo disse...

Oi!!!!
Acessei o Portal Do Professor e o forum que entrei foi sobre o LINUX.
Achei interessante, pois constatei que como eu, muitos tem dúvidas sobre o mesmo.
E através do forum podemos esclarecer dúvidas esclarecer e receber muitas informações que são necessárias para a solução de problemas.
Por Tânia Regina de Araújo

Adriana disse...

Acessei a Educarede, refletir sobre as palavras do professor e pensar mais, que a tecnologia deve estar dia-a-dia entre professor, alunos e comunidade em geral, criando redes de relacionamentos, buscando idéias e conhecimentos. A TDs e os vários tipos de comunicabilidade devem ser de acesso reflexivo. Ótimo texto.

Aurea Vieira disse...

Hoje acessei os dois portais, Educarede e Portal do Professor, pois já sou cadastrada nos dois. E para a tarefa da aula, respondi ao forum do portal Educarede: Internet na Escola. Li o texto Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais sugerido para a discussão e fiz o meu comentário. O texto sugerido é ótimo, uma reflexão vale a pena ser repassada para todos os demais professores da escola. Neste atividade, de observar os foruns, percebi que as pessoas que os acessam também estão bastante preocupadas e interessadas em ter cada vez mais qualidade no trabalho com as tecnologias na escola.

Antonia disse...

Acessei o Portal Educarede por ser um portal muito rico em informações para o professor. Participei do Fórum sobre Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais, cuja abordagem é muito interessante sobre a realidade das Tecnologias Digitais nas escolas atualmente. É interessante participar de fóruns sobre assuntos que temos dúvidas ou de outros que podemos fazer alguma contribuição.

Anônimo disse...

Site Educarede - Forum "Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais"
By prof. José Carlos
O forum me chamou atenção por se tratar de assunto relacionado ao nosso cotidiano, pois retratou, em muitas passagens do texto, o que normalmente ocorre em nossas escolas.

Anônimo disse...

Sou porfessora da sala de informática da rede municipal de Joinville.Me cadastrei em vários forum, portalprofessor, educarede e outro. Achei interesante todos, tranzendo várias informação onde vou ampliar meu conhecimento e levando para escola tecnologia e uma ferramente a mais. tania

Mariane disse...

Me cadastrei no Educarede e participei do forum sobre o texto do Professor Jose Carlos Antonio "Projetos de Aprendizagem e Tecnologia Digitais", o qual fala de como inserir utilitários tecnológicos em nossas práticas pedagógicas. A leitura deste texto faz-nos perceber que sempre podemos estar melhorando nossa prática pedagógica e para isso devemos estar sempre buscando a melhor e mais coerente maneira, sempre pensando construir o conhecimento significativo.

Anônimo disse...

Me cadastrei no portal do professor, no educarede, fiz um comentário sobre o texto (Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais) do Prof. José Carlos Antonio.
Estou adorando o curso, tenho certeza que estou aprimorando meus conhecim entos profissionais e pessoais.

Beijos Meninas!!
Parabéns
Eliane T.C.Krüger

laurocloyola disse...

Acessei o portal do educarede e no texto "Projetos de TDs e TEs" pude perceber que foi abordado as diversas realidades de SI e visão variadas dos professores em relação as Teconologias Educacionais. Mas todos acreditando que podem inovar e contribuir para a qualidade do ensino.

Michele N. disse...

Eu acessei e me cadastrei nos dois sites, mas participei do fórum de discussão sobre internet na escola do portal do educarede, porque gostei do texto que eu li e penso que ele trás várias considerações a respeito da nossa prática. Penso que os fóruns de discussão são mais uma ferramenta de comunicação e também possibilitam a construção de conhecimento/inteligência coletiva. Penso também que os outros professores, além do de informática, das instituições educativas também podem fazer uso desta ferramenta, mas nem sempre eles tem acesso e tempo hábil para fazê-lo...

Marilena disse...

Olá, entrei no Portal Educarede do qual já era cadastrada.
Participei do Fórum Internet na Escola, porque senti segurança para fazer os comentários, visto que pude falar diretamente sobre como vivencio o tema no meu dia-a-dia.
Sobre as discussões no fórum, não vi profundidade nos textos e nem interação entre os membros. Eu mesma não pude ler tudo que tinha lá, mas tenho vontade de entrar e me aprofundar um pouco mais, pois o texto de apoio pleo que percebi é muito interessante.
Marilena

Anônimo disse...

Cadastro realizado no "Portal do Professor", fórum na qual participei foi "Limites e possibilidades da mídia radiofônica na Escola".
Minha impressão foi muito boa, pois neste fórum você tem várias dicas de como organizar uma rádio na escola.

Delmir

Paola H. S. Gomes disse...

Eu já havia me cadastrado no Educarede e além das diferentes ferramentas oferecidas eles enviam por e-mail muitas novidades e informações.
Participar de fóruns está sendo muito produtivo , pois é uma forma de refletir sobre determinado assunto e comentá-lo , interagindo com colegas e organizando idéias.
Ao visitar o fórum do Portal do Professor, oferecido pelo Mec, pude perceber a amplitude do conhecimento em rede e perceber a importância Web 2.0 nas nossas vidas.

Participei do fórum no Portal Educarede e acho que é possível sim desenvolver fóruns e debates com professores da nossa escola e do mundo.

BLOGANDO COM VOCÊ disse...

Oi, já sou usuária do Portal Educarede, mas nunca interagi de forma efetiva. Mas hoje fiz meu primeiro contato através do Fórum.
Não foi possível me aprofundar pela falta de tempo.Mas farei posteriormente.

escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos disse...

Fiz meu cadastro no portal do professor no forum sobre podcast por que ainda estou em construção com a nossa podcast na escola e saber mais sobre a produção da mesma. As impressões foram boas, senti que as minhas dúvidas são similares e os cometários são bem construtivos.

Anônimo disse...

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.


Marilete

Anônimo disse...

me cadastrei no Educarede participei do forum internet na escola, achei interessante o texto e também os comentários, e temos que concoradr que cada um com sua realidade em todo o nosso país.

Marilete

Anônimo disse...

Me cadastrei no portal do professor, e gostei muito, entrei no forum sobre suporte em linux, li os comentários e fiz minha pergunta agora estou no aguarde da resposta.
Andréa

Mª Lucia disse...

Me cadastrei no Portal do Professor, participei da interação e comunicação (limites e possibilidades da mídia radiofonia na escola). Escolhi esse para participar porque estou iniciando trabalhar com rádio web na minha escola e quero aprender mais sobre o assunto sobre o assunto.
Achei interessante a discussão, acredito que contribuirão bastante. Pretendo continuar trocando figurinhas.


Aproveitei a oportunidade para enviar o convite para todos os fóruns, para ver se há interesse em realizar um intercâmbio entre municípios das cidades históricas de Santa Catarina, pois nossos alunos do 5º ano estão trabalhando esse projeto e gostaríamos que fosse de forma mais dinâmica.
Mª Lucia

JUCEMIR disse...

Estou cadastrado nos foruns Portal do Professor do MEC e no Educarede.
Onde pude observar que existem vários suportes e recursos para os professores utilizarem as novas tecnologias e também como fazer o uso correto dessas.
Esses foruns são excelentes para buscar recursos, conteúdos e texto sobre tecnologia novas que estão na disponíveis na internet.

E.M.Pref.Geraldo Wetzel

Anônimo disse...

Participei do fórum "Internet na escola" no Educarede. Os fóruns dão-nos idéia do que está sendo feito em relação ao uso da informática nas escolas do Brasil, podemos também encontrar sugestões de trabalho e textos muito interessantes.

PATRICIA G. P. KRUGER

Anônimo disse...

Participei do fórum Limites e possibilidades da mídia radiofônica na escola, no Portal do Professor porque a discussão que se dá ali me interessou, uma vez que estou tentando me organizar para criar a nossa rádio web. Acho que os participantes desse fórum são pessoas interessadas no assunto, e utilizam o espaço da rede para trocar, informar, descobrir, aperfeiçoar.
Maria de Fátima