Encerramos, hoje, a segunda etapa do curso PAAD. Iniciamos a semana com as apresentações dos projetos prioritários planejados por vocês em conjunto com professores e supervisores de suas escolas, oportunidade em que pudemos trocar idéias e experiências para o enriquecimento da ação planejada. Uma nova ferramenta Web 2.0 foi apresentada: o Slideshare, que permite a publicação de apresentações, além de documetos de texto, e que poderá ser utilizada na escola com os alunos.
Seguindo adiante, refletimos sobre a pesquisa escolar através da leitura de textos, apresentações, debates orais e no fórum de discussão de nossa rede social. Exercitamos a pesquisa através da busca sobre WebQuest, MiniQuest e Caça ao Tesouro, relembrando conhecimentos já adquiridos e descobrindo novas estratégias de pesquisas oritentadas na internet. Através da elaboração de um roteiro de pesquisa, vivenciamos a necessidade de um bom planejamento ao se trabalhar com os alunos as pesquisas escolares.
A seguir, relembramos as etapas de um projeto de aprendizagem e mais uma ferramenta Web 2.0 foi explorada para a criação de linhas do tempo.
Terminamos esta etapa refletindo sobre escola, criativade e pedagogia de projetos através de vídeos, textos e produção escrita.
Usando o sistema de comentários abaixo, faça uma autoavaliação revendo sua caminhada durante esta semana de curso, as reflexões sobre sua prática pedagógica, os conhecimentos revistos e novos construídos.
Seguindo adiante, refletimos sobre a pesquisa escolar através da leitura de textos, apresentações, debates orais e no fórum de discussão de nossa rede social. Exercitamos a pesquisa através da busca sobre WebQuest, MiniQuest e Caça ao Tesouro, relembrando conhecimentos já adquiridos e descobrindo novas estratégias de pesquisas oritentadas na internet. Através da elaboração de um roteiro de pesquisa, vivenciamos a necessidade de um bom planejamento ao se trabalhar com os alunos as pesquisas escolares.
A seguir, relembramos as etapas de um projeto de aprendizagem e mais uma ferramenta Web 2.0 foi explorada para a criação de linhas do tempo.
Terminamos esta etapa refletindo sobre escola, criativade e pedagogia de projetos através de vídeos, textos e produção escrita.
Usando o sistema de comentários abaixo, faça uma autoavaliação revendo sua caminhada durante esta semana de curso, as reflexões sobre sua prática pedagógica, os conhecimentos revistos e novos construídos.
51 comentários:
“São as pessoas que fazem a diferença” . Nesta semana percebeu-se a curiosidade e a atenção diante do novo, um desafio surpreendente que vem lançado como oportunidade de crescimento.Com certeza, algo novo começa a acontecer: novas perspectivas, novos sonhos e realizações.Para alguns podem não ser novidades ,mas para grande maioria esses são os primeiros passos no caminho da educação Integrada, podemos perceber o real compromisso com a Sala Informatizada de qualidade e o investimento na formação continuada e necessário e justo.Sinto-me privilegiada por fazer parte dessa grande equipe de profissionais. Novas idéias foram lançadas. Começou-se a percorrer um novo caminho desafiador e instigante, aprendemos a não temer o novo e aceita o desafio.Meu obrigada as coordenadoras do curso Gladis ,Edla e Mônica que com grande maestria souberam conduzir os trabalhos e nos deixar com gostinho de quero mais .Com carinho e amizade Sol
Educar para a pesquisa é uma das coisas que nessa caminhada percebi que tanto para nós, professores de Sala Informatizada, quantos para professores de sala e alunos. Isso necessita que precisamos ensinar nossos professores a pesquisarem para que nossos alunos também saibam a utilizar essa ferramenta. Cabe então sermos portadores dessa forma de transmitir informações e como consequencia gerar conhecimento. Saber fazer é um dos pontos necessários para que os alunos possam usufruir dessa ferramenta, mas antes de tudo nossos professores precisam quebrar paradigmas, reformular conceitos referentes a pesquisa. Gosto muito de ressaltar quando se fala nessa assunto Pedro Demo que afirma "enquanto o professor ensina a pesquisa, ele aprende a pesquisar".
Durante esta semana, percebi o quanto é importante o professor estar preparado para enfrentar novos desafios e também para encaminhar os alunos a aproveitarem todas as oportunidades e ferramentas que teem à sua disposição. O curso mostrou ainda como é relativamente fácil interagir tanto com os alunos como com os demais colegas na busca de uma educação de qualidade. Precisamos apenas estar dispostos. Marcia
Uma semana de crescimento...de interação....inovação...de produção de conhecimento...esse é o pulso que faltava para desencadear um sentimento de valorização...de contentamento...de vontade de aprender e ensinar e aprender...e crescer...
Acredito que com estas práticas muito acrescentaremos na prática real do cotidiano escolar.
Obrigada...e afirmando o que a Solange coloca em seu comentario "o investimento na formação continuada é necessário e justo"....
Parabéns a todos e todas
Fabia (E M Dom Jaime)
Bem, ao término de mais uma semana de capacitação, sinto-me altamente realizado e motivado para retornar a escola e poder contribuir ainda mais com os professores e alunos, para que possamos juntos trabalhar verdadeiramente a informática na educação. Quero agradecer a profª Gládis pela tolerância e dedicação que teve com o grupo.
Delmir
Tenho aprendido coisas durante esta caminhada que vêm contribuir como o meu desenvolvimento como professora, orientadora e mediadora de processos na sala informatizada. Uma das coisas que bantente me animou é que os colegas estão se mobilizando para buscar novos conhecimentos. Neste caso, o obsoletarismo não se estabelece nas nossas salas (vendo que a tecnologia se refere também à ação humana diante do computador).
MARIA DE FÁTIMA
Estamos diante de uma riqueza enorme de opções de ensino/aprendizagem virtuais...As reflexões e descobertas feitas durante a semana, com certeza farão diferença em minha prática.
O computador é sem dúvida uma das ferramentas atuais mais motivadoras para adolescentes e crianças. Utilizá-las como ferramentas de ensino despertará o interesse dos alunos, e acredito, acontecerá uma consequente aprendizagem.
No final desta semana, estou mais inteirada das ferramentas que poderei utilizar na sala informatizada. Foram muitas novidades, muito aprendizado que certamente vão tornar o preparo e realização das atividades muito mais interesantes. Marcia
Esta semana, para mim, foi muito proveitosa! As novas ferramentas que foram apresentadas no curso com certeza ajudarão em muito no desenvolvimento dos trabalhos com os alunos e professores na escola. As idéias não param de aflorar!!! Sem contar que, os textos também nos ajudam muito nas reflexões e discussões. A Rede Social, com certeza, é um excelente canal para não pararmos de publicar, de nos comunicarmos, a fim de enriquecermos cada vez mais nosso trabalho.
Até a próxima etapa!
Marilena.
Estou aprendendo muito nesses dias de estudo. E já pensando como e de que forma colocar em prática na minha escola. É muito importante ter essa parada para estudo, pois precisamos sempre nos atualizar e trocar idéias. É necessário está sempre revendo nossa prática pedagógica e felizmente estamos tendo essa oportunidade. Obrigado à todas as professoras e demais envolvidos.
JONASSEN (1996) classifica a aprendizagem em:
Aprender a partir da tecnologia (learning from), em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor;
Aprender acerca da tecnologia (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem;
Aprender através da tecnologia (learning by), em que o aluno aprende ensinando o computador (programando o computador através de linguagens como BASIC ou o LOGO);
Aprender com a tecnologia (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
( MARÇAL FLORES - 1996) “A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do indivíduo.”
“As profundas e rápidas transformações, em curso no mundo contemporâneo, estão exigindo dos profissionais que atuam na escola, de um modo geral, uma revisão de suas formas de atuação.” SANTOS VIEIRA
De acordo com LEVY (1994), " novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada.
Para finalizar, BORBA (- 2001) que: “O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma‘alfabetização tecnológica’ . Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E , nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.”
Me autoavaliando e revendo a minha caminhada, durante esta semana de curso, pude notar que preciso manter mais contato com os meus colegas de trabalho que estão fora da escola.Na minha prática pedagógica foi importante rever conceitos de pesquisa, projetos, concepções de ensino e novas ferramentas.Foi uma semana que iniciou com "cobranças" que mudaram a minha maneira de pensar e refletir sobre a nossa prática e que, no decorrer dos dias passou a ser compreendida e assimilada.
Obrigada,Edla, pelo seu comprometimento e "persistência".
Paola
Como escreveu Cazuza em uma de suas músicas :
... Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não para
Não para, não, não para !
Imaginem o futuro ? Se parece estarmos à frente dele com tantas tecnologias novas aprendidas , não é mesmo !
Parabéns as organizadoras!
Um gde abraço
Miriam Zabot
Talvez esqueci de colocar bem especificamente. O curso trouxe para minha prática pedagógica novas formas de se trabalhar com a Internet criando rede de aprendizagem. Muito gratificante essa semana e com certeza já coloquei em pratica.Parabéns!
Temos a responsabilidade de tornar também comum no ensino fundamental e médio os projetos científicos quebrando assim esse paradigma que se estabelece apenas nas universidade.
Concluindo as pontuaçoes anteriores.
Percebe-se o quanto se faz necessario estarmos andando a favor da corrente, onde, a tecnologia está presente em todos os espaços, inclusive no espaço ecolar, é ai que entra realmente a relaçao tecnologia aprendizagem, até onde os professores de hoje em dia estao preparados para acompanhar o desenrolar da tecnologia, e a nova fase da educaçao que esta tao rapida qto a tecnologia.
Olá!
Creio que cada vez mais me sinto motivada. Fico um pouco frustada quando não consigo chegar na hora, pois lá do Quirir até aqui é uma viagem. Mas quanto as horas que aqui estou, me sinto plena, a experiência e a troca de experiência e conhecimento é extraordinária. Já repensei muito em minha prática pedagógica. Fiquei encantada com o vídeo do americano sobre CRIATIVIDADE. E é verdade, acabamos com a criatividade das crianças!!! Penso em incluir música e dança na minha prática pedagógica, quanto professora de matemática...
Gostaria de praticar mais, já que não tenho internet em casa...
beijos.
Parabéns e obrigada.
Sônia Regina
Foi mais uma importante etapa do curso concluída com êxito. Reflexões importantes, principalmente as sobre pesquisa foram muito esclarecedoras. também conheci novas e interessantes ferramentas que serão muito úteis no meu dia-dia.
COMO O CURSO ESTAVA BEM DENTRO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VEM DE ENCONTRO COM O QUE EU PENSO, FOI MUITO INTERESSANTE PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES. ACHO QUE A MINHA PRÁTICA NESTE MÓDULO FOI BEM PRODUTIVA.
Com certeza essa semana foi bastante produtiva. A partir dos debates sobre pesquisa, as novas ferramentas que são espaços abertos e propícios a troca de conhecimentos apresentadas pela Profª Gladis, serão um caminho muito importante para trabalharmos com nossos professores e alunos.
Obrigado!
Bem estou em fase de transição e posso dizer que essas "novidades" de pré-disposição me tirou o sono, mas acho q estamos num canhinho correto e estou disposta e muito motivada a melhorar as aulas na sala informatizada da escola em que eu trabalho. O curso para mim veio num momento muito importante e creio que será de muito rendimento possitivo.
Jaqueline
Vejo o crescimento ("intenção de mudança"), nos comentários gerados na turma sobre as reflexões trazidas pela professora, relatos de experiência da escola e anseios para este novo olhar acerca de provocar no aluno um senso de pesquisa mais apurado, direcionado para a real construção/reconstrução do conhecimento. O desafio é mobilizar professores e demais profissionais da escola para esta ação, pois a só seremos significativos a partir do momento em que pensarmos em roteiros apropriados e investigativos de pesquisa, tornando o ambiente web mais atrativo no âmbito educacional.
A semana de curso foi muito importante para crescimento tanto pessoal como profissional, aprendi muitas ferramentas da qual não tinha conhecimento.
Parabéns pela organização do curso!!!
Abraços...
A semana de curso foi muito importante para crescimento tanto pessoal como profissional, aprendi muitas ferramentas da qual não tinha conhecimento.
Parabéns pela organização do curso!!!
Abraços...
Esta semana contribuiu para novos conhecimentos a serem aplicados com nossos alunos, trazendo uma inquietação em relação ao que hoje acontece na escola.A idéia é utilizar estes novos instrumentos apresentados, com o intuito de levar os educandos a aprendizagens realmente significativas e participativas, colocando-os em contato com o mundo virtual muito além do que utilizam cotidianamente.
Rever a prática e pensar novos caminhos sempre nos traz ânimo para mudar!
Aline
O curso me fez repensar a educação, e tudo que quero e pretendo referente a minha prática. Já estou aplicando algumas novidades na escola, e percebi que aulas ficaram ainda mais interessantes.
A cada dia estou adquirindo mais conhecimento, novas formas de trabalhar com os alunos e professores, com o objetivo de melhorar o trabalho na sala informatizada, o que esta contribuindo sobre maneira com o nosso trabalho de contribuir com o ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Estou entiusiamado com o curso, nesta segunda etapa e estou ansioso para ver os resultados na terceira etapa. Um abraço a todos
Chegamos ao fim de mais uma semana e podemos constatar que foi muito produtiva. Foi muito bom rever os conceitos de projeto, as discussões que foram feitas na sala. Cada vez mais acredito que o mais importante é o papel do professor nas salas de aula.
Já conhecia o recurso do slideshow, porém nunca havia trabalhado com ele. Gostei muito do Timetoast para criar Linha do Tempo, são várias as possibilidades de uso desse recurso.
Estou aguardando a próxima semana!
Tenho como princípio, a intenção de sempre aproveitar ao máximo as oportunidades que a vida me impõe.
Neste curso o fato de haver uma perspectiva de mudança em minha prática na sala informatizada, por si só já é agente motivador.
Procurei estar atenta a todas as orientações da professora Monica e fazer comentários quando achei pertinente.
Acredito que saio desta 2ª etapa mais crítica em relação à minha prática, e procurarei colocar os conhecimentos construídos aqui, no meu dia-a-dia na escola, tendo os demais professores como parceiros para a implementação de uma nova aprendizagem.
Nesta 2ª etapa do Curso aprendi o quanto é importante o prof. estar preparado para enfrentar novas tecnologias, buscar juntamente com os colegas de trabalho e os alunos uma aula prazerosa em busca de uma Educação de Qualidade. Parabéns a essa equipe de PAAD.
Edla, Mônica e Gládis vocês são demais!!!!
Abraço
Eliane Krüger
Oportunidade ímpar, de ampliar os horizontes e poder aprender algo mais. Como dizia o mais sabio de todos os tempos Socrates " sei que nada sei " temos muito aprender a aprender. Cada vez mais estamos evoluindo, processo dinâmico e contínuo. Fazer a ponte
teoria e prática, no contexto de nossa escola... hoje e sempre Professor Edson
Devemos ter consciência que a informática, internet, pode nos ajudar muito em nossas apresentações, atividades educativas, interação com o outro, mediações etc., mas não pode ser a única, ou ser aplicada sem ser pensada antes, o que desejo que meus alunos alcancem ou desenvolvam.
Trabalhar com projetos, sem dúvida é a melhor escolha!
Com tantas ferramentas e com conceitos recapitulados durante a semana, tenho a certeza de que posso contribuir cada vez mais com a escola onde trabalho. Cada dia que passa temos mais certeza que a internet não pode ficar longe da escola, mas também não podemos ficar sem foco nela. Assim, essas ferramentas nos dão uma nova possibilidade de uso da internet e seus recursos na escola, onde nós que trabalhamos nas Salas Informatizadas temos sempre que estarmos pesquisando e direcionando seu uso de maneira pedagógica.
E.M.Pref.Geraldo Wetzel
Tenho sempre a seguinte frase em minha mente: Quanto mais leio, estudo, me informo, pesquiso sobre algo... fico cada vez mais convicto de que sei poucas coisas a respeito. E é isso que faz com que eu prossiga na construção do conhecimento. Acredito, que mais essa etapa do curso, foi de suma importância para conhecermos essas novas ferramentas que estão à tona, e muitas vezes, não utilizamo-as por falta desses conhecimentos. Por conseguinte, esses contatos estabelecidos entre os colegas, favoreceram, as trocas de experiências e visões diferentes de mundos.
Obrigado por oportunizar-me e Parabéns à todos envolvidos.
Abraços à todos,
Profº Tiago Nesi Trento
A semana foi muito rica. Tive oportunidade de teorizar e refletir sobre a minha prática e a rotina de trabalho na Oficina Digital, digo que até mesmo pude fazer uma avaliação dos pontos positivo e negativos. Também foi muito bom rever algumas ferramentas da Web e, mais ainda, aprender novas que levaria à minha escola.
Nossa! Foi uma semana muito produtiva, aprendemos bastante e compartilhamos experiências.
Procurei participar integralmente das atividades propostas e acredito ter aprendido muito com o curso. Afinal nunca vamos parar de aprender porque existem uma infinidade de informações que precisamos adquirir.
Obrigada pela oportunidade!
Quando comecei o curso pensei em me atualizar, pois apesar de já trabalhar com informática na escola poucos recursos usava além dos mais comuns como aplicativos, navegação e outros. A internet oferece, hoje, uma gama de ferramentas que nos favorecem com novas formas de ensinar e aprender. Novas possibilidades de uso da informática surgem a todo o momento e isto vem de encontro as nossas expectativas frente a área Informática na Educação.
Lemos textos, visitamos sites e blogs. Foi então que comecei a me fascinar com estas ferramentas. Que riqueza, que criatividade, que mostra de inteligência. Os blogueiros expõem suas idéias e compartilham seus conhecimentos e pensamentos mais íntimos na rede. Minhas dificuldades foram muitas até internalizar esta nova forma de expressão. Fiz com prazer as atividades solicitadas. Gosto de trabalhar e mexer em tudo relacionado a informática, mas sempre primando pela harmonia e estética visual.
Apesar de cumprir as atividades, durante toda esta oficina tive um sentimento de impotência, não pelas dificuldades de execução, mas pelo fator tempo. Em todo o andamento do trabalho me senti com “a corda no pescoço”. Penso que deveria ter trabalhado mais.
Entendi perfeitamente a metodologia usada pela professora: despertar em nós, cursistas, a curiosidade e a busca pelo novo numa verdadeira corrida. Não deve ter sido fácil para ela também acompanhar tantos cursistas em tão pouco tempo. Eu aprendi muitos recursos que usarei com meus alunos. Os blogs e todas as ferramentas estudadas nos dão uma perspectiva diferente e moderna de uso da internet na educação. Uma possibilidade de nosso aluno desenvolver sua criatividade e construir conhecimento.
Agradeço à professora Edla que nos acompanhou durante esta semana nos instigando, desafiando, criticando e elogiando. Muito obrigado. Gilberto Pereira.
Ola! Gládis! Mônica! e Edla!
Estes dias foram ótimos, com certeza refletimos na nosso trabalho, as ferramentas que foram apresentadas serão muito útil.
Gostei pois pude exercitar essas
novas ferramentas. O mais difícil foi elaborar o projeto prioritário,
pois não contei com a ajuda de ninguém na escola e a Prof. só concordou porque era assunto de seu
currículo e ficou feliz pela ajuda.
Tenho certeza de que agora posso eu mesmo tomar frente nos projetos na escola, sejam eles prioritários ou nao.
Foi bastante informação, mas não foi difícil assimilar, pois já tinhamos conhecimentos prévios.
Um abraço a todas,
Henrique!
Sei que precisamos caminha muito. Através da nossa caminhada descobrimos que novas estratégias e nova ferramentas estão surgindo e precisamos está preparados para essa nova tecnologia. Com esses cursos tenho certeza que será uma nova caminha com sucesso. Tania
A auto-avaliação é importante pois se trata de instrumento impportante para que possamos avaliar-mos e dar-mos um testemunho do curso da semana. Os resultados foram positivos, já que tivemos apresentações, conhecimentos, debates e assim adquirindo mais experiência. Sabemos que os desafios são grandes junto aos professores trabalhar com pesquisas reais e que interesse ao aluno. Só investindo é que possamos melhorar no dia a dia.
Abraços...
Denis (Eladir Skibinski)
Esta semana me trouxe muitas novidades e informações. Me fez repensar sobre a Educação como um todo.Esse tipo de formação é muito importante para o nosso dia a dia não só em sala informatizada,como em sala de aula. Rever conceitos é sempre um grande aprendizado.
Um abraço.E até a proxima.
Foram produtivas e interessantes as tarefas desta semana, embora que necessário aplicar o mais rápido possível, pois as informações e possibilidades são inúmeras. Se fosse possível, mais informação ou troca pelos colegas para criar estes vídeos de fotos.
Já é de fato saber que através de um projeto se alcança resultados esperados e na maioria das vezes surprendentes. Os textos nos fazem refletir de que como professores muitas vezes não repassamos aos alunos um roteiro de trabalho.
Parabéns as amigas instrutoras. Até a próxima etapa!
Enfrentar novos desafios é o que vivenciei nesta etapa do curso.
Aqui crescimento e aprendizagem são palavras que definem o enriquecimento da minha prática pedagógica.
Valeu a pena, estar com vocês nesta jornada de comprometimento e ousadia.
Janaína Fábia Zesuino Sombrio
Após mais esta etapa do curso precebo que nós professores devemos estar reavaliando nossa prática pedagógica.Com os conhecimentos que adquiri após essa segunda etapa me permiti colocar em prática está auto reavaliação. Preparei um projeto, e apliquei em sala de aula com meus alunos de 6º ano. Trata-se de um projeto de jogos matemáticos com o tema gerador as expressões numéricas e o produto final foram jogos confeccionados pelos alunos em sala de aula. Publiquei algumas imagens no blog do curso e se interessar o projeto completo está publicado no meu blog http://marianemurara.blogspot.com/, ficarei feliz com a visita.
Gostei muito dessa semana de curso foi muito produtiva e trabalhada. Com certeza trouxe muito enriquecimento para a minha prática pedagógica. Parabéns a minha professora que soube direcionar os trabalhos de uma forma clara e objetiva.
Até Breve
Cleide
Ao iniciar este curso constatei que tinha uma visão muito limitada a respeito das ferramentas que poderia utilizar nas aulas de informática e, ao término desta nova etapa, aprendi que a quantidade das mesmas é enorme e que basta termos tempo e vontade para procurarmos e assim poderemos dinamizar nossas aulas, saindo daquele "ctrlc - ctrlv".
Este tipo de curso é o que vínhamos pedindo a muito, pois desta forma há uma troca de experiências e conhecimentos entre nós que fazemos parte da aŕea de informática educacional.
Gostaria de dar os parabéns por esta iniciativa das nossas supervisoras Mônica e Edla, também a nossa colega de área Gladis, por nos proporcionar condições destes momentos de enriquecimento e crescimento de nossas aprendizagens tecnológicas.
Como ponto negativo tenho a relatar o fato de que o local fica na "contra-mão" para nós que moramos e trabalhamos na zona norte. Sugestão: dividir os grupos em Norte - SOCIESC TUPY e Sul - SOCIESC MARQUES DE OLINDA.
Everson Luiz Fagundes dos Reis
Professor/Coordenador Sala Informática E.M. Profª Maria Regina Leal
A Sala de Informática Pedagógica pode proporcionar momentos de busca e construção do conhecimento verdadeiramente relevantes para todos: alunos e professores. Há um universo em rede para visitarmos, explorarmos e variados modos de fazê-lo. As leituras e discussões desta semana também apoiam discussões que já se arrastam há décadas sobre Educação: a necessidade de planejamento levando em conta sempre e sempre a realidade, o conhecimento prévio do aluno e sua potencialidade para a aprendizagem. A formação continuada, trazendo à tona estas questões, reforçou minha convicção de que, como educadora, preciso mesmo estar conectada aos alunos e suas necessidades. Também, tendo conhecimento dos recursos disponíveis, podemos contar com um leque cada vez maior de possibilidades de atender nossos alunos.
Uma semana de aprendizado. Me proporcionou uma contagiante vontade de criar, construir um novo olhar sobre vivênciar o mundo real dentro do mundo Digital.
Uma semana de aprendizado. Me proporcionou uma contagiante vontade de criar, construir um novo olhar sobre vivênciar o mundo real dentro do mundo Digital.
Postar um comentário