segunda-feira

64 Ferramentas Web 2.0 para professores


Web 2.0 é a interação e das pessoas na Web, que utilizando diferentes ferramentas, criam, recriam e compartilham conteúdos em forma de textos, imagens, áudio, vídeo ou qualquer outro formato digital.
Aqui, disponibilizamos uma lista com diferentes ferramentas para professores que procuram novas formas de utilizar a internet para promover a aprendizagem de seus alunos.

Mapas conceituais

 Questionários

Mapas
Histórias digitais

Imagens digitais, editores

Vídeos e Áudios

Captação de telas

Blog e Wiki

Chats

Apresentações

Miscelânea


Práticas Pedagógicas com o Uso das Tecnologias Digitais

No último encontro de formação dos professores integradores de mídias da rede municipal, tivemos um momento para compartilhar experiências do uso das tecnologias digitais. Os trabalhos apresentados mostravam a utilização da lousa digital, sala de informática e ou tablets dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos curriculares realizados nas diferentes áreas de aprendizagem. Foi um momento para a percepção do enriquecimento das práticas pedagógicas com essas tecnologias presentes no dia a dia das nossas escolas.

Escola Avelino Marcante com o trabalho sobre operações fundamentais
Escola João Bernardino com o trabalho sobre a 1ª Guerra Mundial

Escola Heriberto Hulsen e o uso da sala de informática na Educação Infantil

Escola Mariano Costa e o Uso das tecnologias digitais na Educação Especial

Todos os trabalhos apresentados, podem ser acessados pelos professores da rede, para consultas e referências para novos práticas. Deseja conhecer esses trabalhos, clique

8 Motivos para usar a lousa digital

Explorando os recursos da lousa - Escola Municipal Paul Harris
A lousa digital é um recurso de grandes possibilidades educacionais que os professores podem usufruir em suas salas de aula. E, ao contrário de outras tecnologias que estão chegando nas escolas, uma das vantagens da lousa é a proximidade com a forma que o professor já trabalha. Por isso, listamos 8 bons motivos para o uso da lousa digital pelos professores.


A Secretaria de Educação de Joinville, adquiriu, uma lousa digital para cada sala de aula. Aqui, apresentamos um pequeno tutorial do equipamento:

Formação para o Uso da Lousa Digital

As lousas digitais estão chegando nas escolas de Joinville e nesse primeiro semestre, o NTM esteve trabalhando na formação dos professores para o seu uso. A Oficina de Formação está sendo oferecida para os diversos profissionais que integram as esquipes pedagógicas das Unidades Escolares. E nesse processo, os grandes aliados do NTM são seus Professores Integradores de Mídias.

Formação nas escolas

O NTM foi convidado para realizar a formação na reunião pedagógica de algumas escolas. Nessa reunião a formação é realizada com todos os professores do Ensino Fundamental I e II. O NTM também esteve presente nas escolas Maria Regina Leal, Maria Magdalena Mazzolli,  Curtu Alvino Monich,  Francisco José de Oliveira (CAIC)  na escola rural Ribeirão do Cubatão, onde também participaram as escolas Isabel Silveira Machado e José do Patrocínio. Nas escolas onde onde atuam os professores integradores de mídias, são eles que realizam a Oficina de Formação para o Uso da Lousa Digital 

Escola Curt Alvino Monich
Escola Francisco José de Oliveira (CAIC)

Formação por área

Os supervisores das Disciplinas de Matemática e Inglês, convidaram para a realização da Oficina nos seus Encontros de Estudos. Nesses encontros de estudos, as supervisoras também realizaram a continuação da formação oferecendo possibilidades de uso da Lousa dentro da disciplina, dando sugestões e testando materiais específicos das áreas em que atuam.
Formação Inglês
 Formação Matemática

 Formação para a equipe pedagógica

Além dos professores, também estão sendo capacitados os supervisores de escolas, professores de Atividades Complementares e coordenadores pedagógicos dos Centros de Educação Infantil (CEI) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois esses são profissionais indispensáveis para suporte o orientação do trabalho de cada professor. Assim, esses profissionais também adquirem conhecimento para compartilharem nas suas escolas.

Formação de Supervisores 
Formação EJA


  

domingo

2º Workshop Escola Digital

O 2º Workshop da Escola Digital: Formação e Aplicabilidade apresentou os resultados do Projeto Escola Digital da Rede Municipal de Joinville. O Projeto tem como principal objetivo integrar as tecnologias digitais às Matrizes Curriculares do Ensino Fundamental. É um projeto que exige investimento financeiro para aquisição dos dispositivos digitais e investimento na formação continuada dos profissionais de educação que atuam nestas instituições. No evento foram apresentados ateliês das práticas docentes que contemplam a interação entre conteúdos disciplinares e as tecnologias digitais de informação e comunicação para promover o conhecimento acadêmico dos alunos.
O evento aconteceu no Teatro Juarez Machado, no dia 17 de agosto de 2015.

Abertura: Secretário de Educação de Joinville, Profº Roque Mattei


Palestra: Principal Douglas Dantas


Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática, professor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e orientador de projetos educacionais com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação em escolas do Rio Grande do Sul, Douglas Dantas mostrou , em sua palestra como o ensino evoluiu: de oral, para o auxílio de quadros - negros, verdes e brancos - até chegar às lousas digitais, movidas a toques. “As máquinas não substituem as profissões que pensam, mas é preciso usar a tecnologia com objetivo, desenvolvendo valores com a inserção dela. Nossos estudantes têm a informação na palma das mãos, mas não o conhecimento”.

Ateliê 1: O professor integrador de mídias: Tecituras entre as TDIC e o fazer docente.



O Ateliê 1 teve três apresentações que mostraram o novo perfil do professor responsável pela integração das tecnologias digitais nas escolas da rede municipal. Anteriormente, o professor atuava apenas na Sala de Informática Pedagógica, porém, diante do quantitativo de dispositivos digitais de comunicação e informação disponibilizados nas escolas, esse tal profissional não pode mais ficar estático em um laboratório esperando pelos professores e alunos então,  foi preciso interagir em todo o ambiente escolar. Neste novo contexto ele passou a ser designado Professor Integrador de Mídias e sua função dentro da escola se ampliou grandemente.
  1. A Formação de professores para os uso das novas Tecnologias. Profª Cleuza G. da Roza. EM Profº Avelino Marcante
  2. Uso Pedagógico da Tecnologia na Educação. Profª Elaine Hillesheim Bisewski. EM Pref. Wittich Freitag
  3. Os Alunos Digitais na Sala de Informática Pedagógica. Profª Angelita M. Vieira. EM Gov. Pedro Ivo Campos
A mesa teve a presença da professora Edla Yara Perini  (SEC/SOCIESC) como debatedora.

Ateliê 2: Tablets na Escola: O ensinar na contemporaneidade.



O 2º Ateliê teve a apresentação de 5 trabalhos realizados em cinco escolas diferentes da rede com o uso dos tablets. Os professores apresentaram como incluíram o equipamento nas suas aulas e de que forma eles contribuíram para ampliar, motivar e melhorar suas aulas.
  1. Digitalizando a Química. Profª Marina F. Ferreira, Ciências, 9º Ano.EM Ver. Curt Alvino Monich
  2. A manipulação da sociedade pelos meios de comunicação. Profes Simone França, Raquel A. de O. do Nascimento e Maria Lucia U. Borges, História e Geografia, 9º Ano. EM João De Oliveira
  3. A Era Vargas e o Rádio. Profº Arlei Alves, História, 9º Ano. EM Pref. Wittich Freitag
  4. Costurando nossos órgãos. Profas Melissa de Freitas Speckhahn e Andréia Regina Anacleto. Ciências, 8º Ano. EM Profª Lacy Luiza da Cruz Flores
  5. Beisebol. Profº Rafael Scheunemann e Cleuza Garcia da Rosa, Educação Física, 8º Ano. EM Profº Avelino Marcante
A professora Debatedora: Yara Silva (SOCIESC)

Ateliê 3: Tecnologias Digitais – Novas formas de saberes articulados nas escolas


Também com a apresentação de 5 trabalhos, o 3ºAteliê mostrou como as novas tecnologias digitais trouxeram novas formas de saberes e como os professores articularam os conteúdos programáticos com os interesses culturais dos seus alunos tecendo novos conhecimentos e novas formas de aprender.
  1. Das sementes, brotam saberes. Profª Ana Paula L. de Amaral. Ciências ,1º Ano. EM Profº Saul Sant' Anna de Oliveira Dias
  2. Arte Digital. Profª Geneci da Silva, Artes – 3º ao 5° Anos. EM Pref. Wittich Freitag
  3. Orqui Digital. Profª Suzana Dognini, 1º ao 5º Ano.EM Alfredo Germano Henrique Hardt
  4. Fotodocumentário da Segunda Guerra Mundial. Profes Silvia Regina Grave Hartmann e Andréia Regina Anacleto, História, 9º Ano.EM Profª Lacy Luiza Da Cruz Flores
  5. O uso do Whatsapp como ferramenta pedagógica. Profª Léia Feliciano Geografia, 7º Ano. EM Profº João Bernardino da Silveira Jr
A mesa contou com a professora Caroline Lengert Guedes (IFSC) 

Finalização com a Diretora Executiva  Sônia Fachini


Exposição de Banners dos trabalhos realizados nas Escola da Rede Municipal


quinta-feira

Oficina de Imagens para professores do CEI

Nos dias 19 a 28 de agosto, Joinville participou da comemoração da IV Semana Nacional da Educação Infantil. Durante a Semana as Rede Municipal de Ensino oportunizou diversas atividades de divulgação e de valorização das experiências do cotidiano da educação infantil. Assim, o NTM foi convidado para participar do evento, oferecendo uma Oficina de Formação para professores e coordenadores pedagógicos.

Então, no dia 27 de agosto, ofereceu a Oficina da Memória: criar, gerenciar e apresentar galerias de imagens, que aconteceu no Centro de Inclusão Digital, na Secretaria de Educação. O objetivo da oficina, foi oportunizar aos professores e coordenadores um aprendizado de como organizar, compartilhar e divulgar os registros fotográficos das atividades pedagógicas desenvolvidas nos CEIs.




segunda-feira

Seminário de Educação Ambiental com Oficina de uso das Novas Tecnologias

“A Sustentabilidade como Estratégia da Educação do Presente e do Futuro para a Construção de Sociedades Sustentáveis”. Esse é o tema do II Seminário de Educação Ambiental, que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
O Seminário teve como objetivo fortalecer  as ações de Educação Ambiental nas instituição de ensino e inspirar a emergência de novas práticas, valores, atitudes e comportamentos que contribuam no processo de construção de uma sociedade de direitos ambientais justa e sustentável.

Entre as atividades do Seminário, destacamos a Oficina de Educação Ambiental e as Novas Tecnologias, com supervisoras do Núcleo de Tecnologia Municipal e professores integradores de mídias que teve uma proposta de uso das tecnologias móveis (Tablet) no desenvolvimento de atividades com a Educação Ambiental nas escolas.

terça-feira

Aplicativos para o Tablet dos alunos

Muitas vezes quando estamos planejando uma aula com o uso do tablet  tudo que precisamos são ideias inspiradoras. Por isso selecionamos dois blogs de escolas da nossa rede que trazem um rico material para os tablets.

A professora integradora de mídias Elaine, da Escola Wittich Freitag preparou uma lista com sugestão de aplicativos que podem ser usados offline:

Aplicativos para Tablet - Escola Wittich Freitag


E a professora integradora de Mídias, Angelita, da Escola Pedro Ivo, tem um blog compartilhado com alguns dos seus professores com os aplicativos e aulas onde estão sendo usados:

Aulas com o Tablet - Escola Pedro Ivo

Quem tiver mais sugestão, escreva nos comentários abaixo.





sexta-feira

Tutoriais da Oficina das Professoras Patricia e Magali da EM Joaquim Félix Moreira

Tutorial ISSUU - Para publicação de e-books.

Tutorial ZONDLE - A criação de jogos aliada à aprendizagem dos conteúdos curriculares.

Tutorial ThingLink - Está em processo de elaboração (aguardem novidades).

quarta-feira

Investigando Velocidade de Internet da Escola

Autoria dos dois tutoriais: Carolina M.M.Mendes


I - COMO MEDIR A VELOCIDADE DA INTERNET




II - COMO FAZER A CONSULTA DE DISPONIBILIDADE DE INTERNET DA "OI"

MATERIAL PARA PALESTRAS SOBRE USO RESPONSÁVEL DO TABLET

Caros colegas!

Na sequência, material disponibilizado pelos professores autores para serem utilizados nas palestras para alunos e pais quanto ao uso responsável do tablet na educação:


Sugestão Palestra Pais (ppt) - Profª Áurea
Sugestão Palestra Alunos (doc) - Profª Áurea

Observação: Para não perder a configuração original dos slides, favor baixar primeiro em seu computador e abrir o arquivo a partir de lá.






SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO CURSO REDES DE APRENDIZAGEM - 2014 (TURMAS 1 E 2)

Lista das Sequências Didáticas construídas pelos professores que participaram do  Curso Redes de Aprendizagem - 2014, como Trabalho Final de Conclusão de Curso.





sexta-feira

COMPARTILHANDO TUTORIAIS



Olá, Professores das Salas de Informática Pedagógica!

O Prof. Nelson da Escola Agrícola Carlos Heins Funke construiu dois tutoriais que são muito úteis para os alunos:

1. Desligamento Seguro dos Computadores Amarelos
2. Como Salvar Arquivos em Pendrive

Muito obrigada, prof. Nelson por compartilhar conosco! 




segunda-feira

Tutorial de aTUBE Catcher

Olá, Professores das Salas de Informática Pedagógica!



Publicamos Tutorial do Atube Catcher produzido pelo Professor Nivaldo da Veiga, da EM Dr. José Antonio Navarro Lins:

Clique aqui para ter acesso ao tutorial.

IMAGENS DA OFICINA DE ANIMAÇÃO - EVENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Data: 04 de setembro
Local: Sala 09 - UNOPAR 

APRENDIZAGEM ATIVA E VALORIZAÇÃO DA INTERATIVIDADE 
NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ANIMAÇÃO
(Planejamento e Realização do NTM da SE) 


 

 
(Edição das imagens através do aplicativo 
InstaMag -APP gratuito - baixado no Tablet Android  do MEC)

VÍDEO FINAL
(Resultado da integração entre os vídeos produzidos pelas equipes)

terça-feira

RESULTADO DA SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA O WORKSHOP ESCOLA DIGITAL: FORMAÇÃO E APLICABILIDADE



Abaixo, lista das escolas municipais selecionadas para participar do evento:

COMUNICAÇÃO ORAL:

1. EM Profª  Rosa Maria Beresoski Demarchi
2. EM Dr. Sadalla Amin Ghanem
3. EM Pastor Hans Muller
4. EM Gov. Pedro Ivo Campos

CONVIDADOS EXTERNOS: UDESC, IFSC e UNISOCIESC

EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES:

1. Hans Dieter Schmidt
2. Elizabeth Von Dreifuss
3. Wittich Freitag
4. CAIC Mariano Costa
5. João de Oliveira
6. Joaquim Félix Moreira
7. Arthur da Costa e Silva
8. Eladir Skibinski
9. Avelino Marcante
10. José Antônio Navarro Lins
11. Nelson de Miranda Coutinho
12. Luiz Gomes
13. Max Colin
14. Maria Regina Leal
15. Emílio Paulo Roberto Hardt
16. Anaburgo
17. João Bernardino da Silveira Jr.
18. Anita Garibaldi
19. Alfredo Germano Henrique Hardt
20. Curt Alvino Monich
21. Heriberto H6ulse
22. Arinor Vogelsanger
23. Aluizius Sehnem
24. Sylvio Sniecikovski
25. Laura Andrade
26. Thereza Mazzolli Hreisemnou
27. João Costa
28. Virgínia Soares
29. Honório Saldo]
30. Reinaldo Pedro de França
31. Saul Sant'Anna de Oliveira Dias
32. Escola Agrícola Carlos Heins Funke
33. Lacy Luiza da Cruz Flores

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PÔSTER

Formato Padrão = 95cm de altura x 80 cm de largura

Deverá conter:
Nome da Escola
Nome do Professor e Disciplina
Turma(s) Envolvida(s)
Título do Trabalho
Objetivos
Desenvolvimento (detalhar passo a passo)
Resultados Alcançados
Referências

A escola deverá levar o seu pôster e o suporte no local do evento, dia 26 de agosto, no período vespertino (14h às 17h). A Equipe do NTM estará no local recebendo os trabalhos.

LOCAL: AMUNESC - Rua Max Colin, 1843, Bairro América

quarta-feira

INÍCIO DO CURSO PROINFO INTEGRADO - REDES DE APRENDIZAGEM - TURMA 2 - 2º SEMESTRE

Olá, Professores das Salas de Informática Pedagógica!

Os professores da lista a seguir estão com a inscrição confirmada para o Curso Redes de Aprendizagem - PROINFO INTEGRADO.

O curso de 40 horas será desenvolvido na modalidade a distância, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro e terá 4 encontros presenciais (um para cada mês).

Datas dos Encontros Presenciais:

  • 11 de agosto
  • 10 de setembro
  • 1º de outubro
  • 12 de novembro
Local: Polo UAB de Joinville, localizado no 8º andar do prédio ao lado do Banco do Brasil - Centro.

Será realizado, integralmente, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA: ead.joinville.sc.gov.br. O AVA utiliza a Plataforma Moodle, hospedada no Servidor da Prefeitura Municipal de Ensino de Joinville.

Esta Plataforma foi testada, parcialmente, com o grupo de cursistas no 1º semestre e teve bons resultados!

*** Agradecemos, mais uma vez, aos cursistas do Redes de Aprendizagem por terem experimentado "o novo dispositivo para realização de cursos na modalidade a distância da Rede Municipal de Ensino de Joinville."

LISTA DOS CURSISTAS COM INSCRIÇÃO CONFIRMADA PARA O CURSO PROINFO INTEGRADO – REDES DE APRENDIZAGEM
TURMA DO 2º SEMESTRE LETIVO DE 2014

1.     Alessandra da Silveira Lessa
2.     Adriana Rossi de Moraes Pereira
3.     Alexandra Faedo
4.     Ana Paula Dobrotinick
5.     Andrea S. Kuehl
6.     Carolina Magalhães Miranda Mendes
7.     Clara Regina Portela
8.     Doris Moraes Castro
9.     Everson Luiz Fagundes dos Reis
10.  Giselda Maria Barboza
11.  Hanelore Rodrigues Bandel
12.  Ibrahim Georges Cecyn Moussa
13.  Ilma de Souza Alves
14.  Joseane Maria Jasper Rebelo
15.  Katia Monica Verdim Eggert
16.  Katiuscia Dos Santos Joaquim Zunino
17.  Liliane Teles Ferreira
18.  Luciane Da Silva Dalagnol
19.  Mª Lucia U. Borges
20.  Maria Donizeti M. Gascho
21.  Maria Isabel Silveira Quirino
22.  Michele Cristiane da Cruz
23.  Mirian Schattschneider
24.  Nara Corina Mendes De Oliveira
25.  Nelson Bernardino da Costa Junior
26.  Nivaldo da Veiga
27.  Patricia Regina Strassburger
28.  Pricila Rodrigues
29.  Priscila Paes Inacio Melies
30.  Rachel Moraes Castro
31.  Raquel Gullini
32.  Roberta de Borba
33.  Sandro Alves De Lima
34.  Susana Cercal de Nascimento
35.  Suzana Cirico Tübel
36.  Thalia Caroline Stolf
37.  Valdirene da Maia
38.  Vanessa Taciana Vieira