Formação continuada

 
PROPOSTA PEDAGÓGICA

A formação continuada tem como objetivo oportunizar reflexões teórico-metodológicas em todas as áreas do conhecimento, bem como no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, por meio de ações que articulam um processo de sensibilização, formação em serviço e assessoria junto aos educadores da Rede Municipal de Ensino.
O desafio do programa é promover a democratização e a integração das TIC na sociedade e, mais especificamente, na educação. Para tanto,  desenvolve uma proposta de formação que visa à reflexão teórico-prática das possibilidades de uso de ambientes informatizados na produção de conhecimento, com base num processo de trabalho cooperativo centrado na pesquisa de alunos e professores. É organizada no formato de cursos, oficinas e eventos, por meio de encontros presenciais e a distância, a fim de qualificar o trabalho desenvolvido nos ambientes informatizados da Rede Municipal de Educação. Oferece grade de opções de cursos e oficinas em que os professores da rede optam pela alternativa que necessitar. As turmas têm, no máximo, 35 participantes.
Os cursos são organizados  tendo como sistemas básicos: Linux e Windows. (alguns programas de edição de texto, planilha de cálculos, imagem e som do pacote Office e do BrOffice e softwares educativos diversos) . A Internet será utilizada nos cursos como fonte de pesquisa, ambiente de aprendizagem e comunicação (e-mail, chat, blog, lista de discussão, webquest, radio web, comunicadores instantâneos, web 2.0).
Em 2010, a plataforma e-Proinfo de educação a distância (EaD) foi inserida no curso de Formação do PROINFO Integrado.
Fundamentados na metodologia de projetos cooperativos de aprendizagem, os cursos são desenvolvidos considerando os conhecimentos prévios dos participantes, com planejamento de roteiro de estudos adequado às necessidades e possibilidades do grupo.
No decorrer de cada curso os participantes devem planejar e aplicar com os alunos um projeto de trabalho envolvendo o uso pedagógico das diversas tecnologias, apresentando, ao final do curso suas reflexões sobre a aplicação pratica dos conhecimentos construídos.

ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

O acompanhamento e avaliação da formação continuada se dará a partir da definição de indicadores de desempenho que permitirão a observação do impacto das tecnologias no processo educacional e o alcance de melhorias na aprendizagem dos alunos:


Cursos Presenciais
 
Uso do blog na Educação - 2011 
A utilização de recursos da internet no processo de alfabetização - 2011
Ferramentas Web 2.0 na Educação – 2010
Introdução à Educação Digital (PROINFO Integrado) – 2010
Ambientação em Linux - 2009
Projetos de Aprendizagem em Ambientes Digitais - 2009
Produção de Audiovisual na Educação - 2009
Blogs na Educação - 2009
Produção de Rádio Web – 2008 e 2009
Informática na Educação (Polo Joinville: integrando as cidades de Joinville, Rio Negrinho, São Francisco do Sul, Corupá e Campo Alegre) – 2001 e 2002   


Cursos a distância 

Ambiente Eproinfo
Proinfo Integrado - Aprendendo e Ensinando com as TIC - 2011

Ambiente Web Ensino SOCIESC
Redes de Aprendizagem – 2007
Internet Pedagógica I e II – 2007
Currículo Integrado – 2006  
Educação com Multimídia Potencializando o Processo Educativo – 2006
WebQuest-Aprendizagem e Investigação no Ciberespaço – 2005